Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Encontro debateu temas ligados à pessoa com deficiência em Sergipe

Na manhã desta sexta-feira (21), a Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-SE) promoveu, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, seu I Encontro o qual debateu temas relacionados às pessoas com deficiência em Sergipe. Mais de 100 pessoas participaram do encontro, entre profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação das diversas esferas do poder público, empresas privadas, profissionais autônomos, representantes de conselhos, estudantes.

O encontro foi aberto pela presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Ledo, que saudou a todos em nome da entidade. Em seguida, o presidente da Feapaes - Se, Carlos Mariz, também cumprimentou os participantes e parceiros e apresentou as atividades da Federação Estadual no fortalecimento do movimento apaeano em Sergipe, com destaque para as ações das cinco Apaes no Estado para o atendimento de mais de 550 assistidos pela rede.

Após, a presidente Aracy destacou a atuação da Federação Nacional e parabenizou os organizadores pela realização do evento. "Quero parabenizar o presidente da Federação Estadual, Carlos Mariz, pelo encontro, pois, precisamos debater temas da pessoa com deficiência com todas as esferas do poder", destacou ela.

Seguindo a programação, o evento trouxe como tema principal "Distúrbio, transtorno e déficit de aprendizado", numa palestra ministrada pela Mestre em Transtorno de Aprendizagem, Ana Paula Roupp, e sobre o "Trabalho da pessoa com deficiência", ministrada pelo Promotor da Justiça do Trabalho em Sergipe, Dr. Ricardo Carneiro.

O evento contou com a participação do vice-presidente da Fenapaes, José Turozi, da Assessora da Presidência da Fenapaes, Lúcia, de representantes do Corpo de Bombeiros, da secretaria Municipal de Inclusão Social de Aracaju, do presidente do Conselho Estadual da Pessoa Com Deficiência, Cláudio Brito, de secretarias municipais de educação, saúde e assistência social de Neópolis, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana, além dos presidentes das Apaes de Tobias Barreto, Wélia Matos, Apae de Itabaiana, Ilenói Costa, Apae Socorro Anair Viana, Apae Aracaju Max Guimarães, do presidente da Comissão Provisória da futura Apae Neópolis, Josemilton, e do representante da Apae Lagarto, Rivaldo.

Ao final, a organização do evento disponibilizou um tempo para discussões e debates sobre os temas propostos entre palestrantes e o publico presente, com entrega de certificados.

Da Organização

O I Encotro da Federação das Apaes de Sergipe contou com o importante apoio da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, do patrocínio da Dartes Confecção e Design, além do apoio material e humano das Apaes de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana.

O destaque da organização do evento ficou para a equipe de coordenadores da Federação, dos colaboradores cedidos pela Apae Aracaju e Socorro. "Todo gestor tem que ter em mente que ele nunca fará nada sozinho. É com esse sentimento de gratidão, que reconheço a dedicação e comprometimento dos nossos coordenadores estaduais de Educação Pedagógica, Jaqueline Furtado, de Saúde, Nívia Bianca Melo, de Educação e Esporte Denis Carlos Santos, de Serviço Social, Marcielle Aragão, de Informática Ilzane Viana, Assessora Jurídica Mônica Carmélia Souza Kehl e da secretária administrativa também da Feapaes-SE, Mayara Reis.

Visita Entre o intervalo e outro, a Presidente da Federação Nacional, Aracy Ledo, o vice-presidente José Turozi, da Assessora da Presidente Lúcia, do presidente da Feapaes-SE Carlos Mariz, do presidente da Apae Aracaju, Max estiveram visitando as instalações daquela unidade.

Endereço:
Rua Duque de Caxias, nº 119 • Aracaju • SE
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(79) 32119434