Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

Ação conjunta proporciona dia diferente à pessoa com deficiência em Neóplois

Momento da muito carinho, amor e solidariedade às pessoas com deficiências do município de Neópolis, assim foi a Ação Social em prol da Apae Neópolis ocorrida, no último sábado (28), na Secretaria de Saúde e no Colégio Tiradentes, a qual contou com a parceria da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, Loja Maçônica Luzes do S. Francisco, Sesi, Prefeitura municípal, das Apaes de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Itabaiana e da Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes/Se).

A ação envolveu profissionais voluntários de psicologia, medicina, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentista, nutricionista e serviço social que juntos puderam atender a mais de 150 pessoas com deficiências que se deslocaram de vários bairros e povoados do município. Nesse grupo de profissionais até o prefeito da cidade, dr. Luzinho Melo, que é clinico geral, arregaçou as mangas e atendeu com disposição e entusiasmo a todos que se dirigiam ao seu consultório.

OFICINAS

Após as consultas médicas, os beneficiários participaram de oficinas oferecidas pelas Apaes do estado. Na oficina de artes, a Apae de Lagarto mostrou diversos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos seus assistidos, como pintura em tecido e modelagem; a Apae de Itabaiana apresentou sua Banda Musical; a Apae de Nossa Senhora do Socorro levou a oficina de Canto e Coral; e a Apae de Aracaju apresentou as oficinas de Maculelê e "Cão Amigo", este último desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado.

Na ocasião, alunos do Escola Municipal Tiradentes fizeram uma apresentação de dança.

Ao longo da programação foram oferecidos almoço e lanches fruto das contribuições de parceiros locais.

DEPOIMENTOS

O presidente da Federação das Apaes de Sergipe, Carlos Mariz, agradeceu a todos os voluntários e parceiros e destacou a importância do movimento apaeano em Neópolis. "Hoje é um dia de muita alegria para nós, que fazemos o movimento apaeano em Segipe, pois marca o início das atividades da Apae Neópolis aqui no município", disse ele.

O presidente frisou ainda que a presença de uma Apae é o indicativo de que a pessoa com deficiência encontrará apoio especializado nas áreas de saúde, assistência social, educação e de defesa de direitos. "Nosso papel é auxiliar o poder público e não substitui-lo nas ações voltadas às pessoas com deficiência", frisou Carlos Mariz.

Para Josemilton Silva Almeida, presidente da Apae Neópolis, o evento mostrou que, com a união de todos os envolvidos, só quem tem a ganhar são as pessoas com deficiência de Neópolis. "Essa ação conjunta que envolveu o poder público municipal, Apaes do Estado, Sesi, Maçonaria sergipana, voluntarios, comércio local e a sociedade neopolitana só demonstra que com a união de todos é possivel dar um futuro melhor às pessoas com deficiência de nosso município", disse Josemilton, acrescentando que a Apae Neópolis está ultimando as melhorias nas instalações cedidas pela prefeitura para acolher com conforto e carinho todas as famílias.

Já o Venerável Mestre da Loja Maçônica Luzes do São Francisco, Paulo Mariano, que na oportunidade representou o Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, Alberto Jorge, a ação conjunta foi muito importante não só por proporcionar às pessoa com deficiência um dia diferente, mas, por aproximar a maçonaria local da sociedade. "Nós maçons estamos presentes em Neópolis buscando contribuir com a felicidade de seu povo. Nossas ações visam a busca do bem estar de nossos conterrâneos através de ações como a de hoje. Não viramos bicho!", bricou o Venerável, numa referência ao mito que existe no consciente coletivo de que membros da maçonaria viram bichos.

PARTICIPANTES

Participaram do evento filhas e esposas e maçons, Irmãos da Loja Luzes do S. Francisco, a Secretária Municipal de Assistência Social e do Trabalho e primeira dama Maria Cândida Bispo de França; Secretária Municipal de Saúde Jairlene Cardoso, Presidente do Rotary Club de Neópolis Paulo dos Santos, dos presidentes de Apaes Anair Viana ( Apae Socorro), Ilenoi Costa e Silva (Apae Itabaiana), Max Guimarães (presidente licenciado da Apae Aracaju), Raqueline Moura (representanto o presidente Armando da Apae Lagarto), o Capitão Carvalho, Sargento Ezequiel e Cabo Carlos César do Corpo de Bombeiros.

Endereço:
Rua Leonel Curvelo, nº 897 • Aracaju • SE
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(79) 35122750