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Deficiência, garantia de direitos e cidadania: políticas públicas e sociedade nas Américas

Convênio: “Deficiência, garantia de direitos e cidadania: políticas públicas e sociedade nas Américas”


Instituições parceiras: UnB e Finatec


Pesquisa em desenvolvimento: Pessoas com deficiência vivendo em acolhimentos institucionais: consequências da COVID-19, autonomia e organização da rede de cuidado.


Coordenador da pesquisa: Éverton Luís Pereira


Data de início do convênio: Outubro de 2019


Previsão de término do convênio: Dezembro de 2024


Fase atual da pesquisa: Mapeamento do campo; revisão bibliográfica; revisão normativa.


Pesquisadores envolvidos:

Éverton Luís Pereira (UnB); Cecília Gomes Muraro Alecrim (APAE-Brasil; UnB); Jéssica Lopes (UnB); Diego Ferreira Lima Silva (UnB); Marinéia Crosara (UFU).

Além disso, o projeto contará com pesquisadores temporários e cinco estudantes de graduação. Estão vinculados à pesquisa três estudantes de ensino médio com deficiência intelectual acompanhados pela APAE-DF, com bolsa de PIBIC-EM do CNPq.


Pergunta de pesquisa:

Qual é o perfil das pessoas com deficiência que vivem hoje em acolhimentos institucionais? Quais foram as consequências da Covid-19 nesses espaços? Quais são e/ou foram as relações estabelecidas por esses sujeitos com os serviços e/ou políticas públicas?


Objetivo (s) da pesquisa:                                                                          

Conhecer a realidade das pessoas com deficiência que vivem em serviços de acolhimento institucional no Brasil durante e após a pandemia da COVID-19


Metodologia de pesquisa:

A pesquisa busca contemplar a interação dos métodos quantitativos e qualitativos. Utilizará diferentes técnicas de coleta de dados e foi organizada em diferentes etapas: (i) revisão bibliográfica (em desenvolvimento); (ii) revisão normativa (em desenvolvimento); (iii) análise de banco de dados secundários do SUAS e do SUS; (iv) realização de pesquisa de campo (etnografia) em cinco instituições nas cinco regiões brasileiras (instituições sendo mapeadas e definidas); (v) entrevista em profundidade com gestores, profissionais e pessoas com deficiência.


Síntese dos principais resultados encontrados até o momento:

Foi realizado até o momento o mapeamento dos artigos e das normativas e sistematizamos os dados do Censo SUAS 2020 (último disponível na base do Ministério da Cidadania). Estão sendo contatadas as instituições do DF e selecionados os estados brasileiros a serem pesquisados com maior profundidade. Também está sendo preparado um formulário para ser disparado para coleta de dados quantitativos. Projeto aprovado pelo CEP/UnB.

Parecer do Comitê de ética emitido pela Plataforma Brasil: CAAE: 57146022.5.0000.0030, Parecer aprovação: 5.335.502

 

Produtos entregues até o momento:

Como a pesquisa está iniciando, ainda não foram entregues produtos.


Observações:

A pesquisa é um desdobramento de achados da pesquisa “Pessoas com Deficiência e COVID-19: Construção de Conhecimento, Redes de Acompanhamento, Cuidado e Prevenção”. Constatou-se que se conhece pouco da realidade das pessoas com deficiência vivendo em acolhimento institucional. Além disso, acredita-se que olhar para o acolhimento pode nos ajudar a refletir sobre o cuidado à pessoa com deficiência, sobre a organização da rede de atenção e sobre a garantia de direitos.



Cursos de extensão em desenvolvimento


Curso 1: Normativas sobre deficiência - orientação para as famílias e pessoas com deficiência

Curso 2: Autonomia das pessoas com deficiência – a sua relação com o mundo               


Público-alvo: pessoas com deficiência atendidas pela rede Apae e suas famílias


Coordenador dos cursos: Éverton Luís Pereira


Fase atual: Desenvolvimento das unidades dos dois cursos


Pesquisadores / conteudistas envolvidos:

Éverton Luís Pereira (UnB); Cecília Gomes Muraro Alecrim (APAE-Brasil; UnB); Jéssica Lopes (UnB); Diego Ferreira Lima Silva (UnB); Ana Luisa Coelho (UnB); Sinara Zardo (UnB); Thaís Imperatori (UnB); Gabriela Mietto (UnB); Rayane Barbosa (UnB).

Estão vinculados ao projeto dos cursos três estudantes de ensino médio com deficiência intelectual acompanhados pela APAE-DF, com bolsa de PIBIC-EM do CNPq.


Objetivo (s) dos cursos:


Curso 1: Normativas sobre deficiência - orientação para as famílias e pessoas com deficiência

Divulgar as normativas nacionais e internacionais que garantem direitos para as pessoas com deficiência.      

Apresentar os principais direitos das pessoas com deficiência;

Auxiliar na garantia de direitos e na ampliação da cidadania;        

                                                                           

Curso 2: Autonomia das pessoas com deficiência – a sua relação com o mundo

Auxiliar na mudança de paradigmas quanto ao olhar direcionado para as pessoas com deficiência na sociedade;

Possibilitar um maior protagonismo das pessoas com deficiência;

Discutir conceitos básicos sobre deficiência; ampliar a capacidade de análise e transformação da realidade.                                                     


Metodologia:

Os cursos estão sendo preparados em formato EaD por pesquisadores da Universidade de Brasília. Serão disponibilizados em plataforma do Instituto Apae Brasil e da Universidade de Brasília. Serão selecionadas 120 pessoas com deficiência assistidas pelas Apaes para realizarem o curso em suas primeiras versões (60 alunos em cada curso). Esses alunos serão acompanhados por tutores e pelos pesquisadores do projeto. Ao final das 4 primeiros turmas, a coordenação do projeto avaliará os resultados e disponibilizará o curso para o público geral.


Síntese dos principais resultados até o momento:

Foram produzidas 6 Unidades em cada curso. As unidades ainda estão em fase de construção. Previsão de início dos cursos: setembro de 2022.


Produtos entregues até o momento:

Ainda não foram entregues produtos.


Observações:

Os cursos são desdobramentos dos achados da pesquisa “Pessoas com Deficiência e COVID-19: Construção de Conhecimento, Redes de Acompanhamento, Cuidado e Prevenção”. Constatou-se que seria necessário discutir autonomia e direitos com as pessoas com deficiência e suas famílias para garantir uma maior inclusão social.

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