Os processos comunicacionais das associações para a inclusão social das pessoas com deficiência: um estudo comparativo entre o Brasil e a França
Instituições parceiras: Universidade Federal de Goiás e Université de Toulon
Pesquisadora: Lorrayne Caroline dos Santos
Orientadores da pesquisa: Maud Pelissier, Magno Medeiros e Alexandre Abellard
Data de início da pesquisa: 2022
Previsão de término da pesquisa: 2025
Fase atual da pesquisa: A pesquisa está em fase de coleta de informações, ou seja, estão sendo levantados os dados que serão utilizados no desenvolvimento de uma tese de doutorado, por intermédio de visitas, informações disponíveis na internet e documentos disponibilizados pelas associações. A partir disso, será realizado um estudo comparativo dos processos comunicacionais desenvolvidos nos dois países.
Número de pesquisadores envolvidos: 1
Pergunta de pesquisa: Como as associações francesas e brasileiras que trabalham com pessoas com deficiência abordam em seus processos e estratégias comunicacionais a questão da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade?
Objetivo (s) da pesquisa: A fim de compreender o cenário das associações francesas e brasileiras, a pesquisa busca realizar um estudo comparativo entre os processos comunicacionais. Nesse cenário, o estudo pode contribuir para a compreensão da aplicabilidade e eficácia destes processos, para criação de manuais, divulgação de informações institucionais, fornecer dados sobre o setor, trocar experiências e elaborar estratégias eficazes para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Em um segundo momento, será feito um estudo sobre o impacto da marca Apae na sociedade brasileira.
Metodologia de pesquisa: A metodologia proposta neste estudo consiste em uma pesquisa comparativa com abordagem qualitativa. Por meio do estudo comparativo, com a metodologia fsQCA (fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis), objetiva-se compreender a idealização, elaboração e aplicação dos processos comunicacionais, analisando também sua eficácia como um instrumento inclusivo. A pesquisa será realizada, por meio de questionários, entrevistas em profundidade com os responsáveis pelo setor de comunicação das associações, com os diretores e, se necessário, entrevistas com as pessoas com deficiência.
Resultados esperados: Com este estudo, espera-se contribuir para que as Apaes elaborem processos e estratégias comunicacionais mais eficazes.