Programa estratégico de pesquisa inclusão e autonomia
Instituições parceiras: Universidade de Évora (Portugal)
Coordenador da pesquisa: Vítor Franco
Data de início da pesquisa: Outubro de 2021
Previsão de término da pesquisa: Outubro de 2024
Número de pesquisadores envolvidos: 1
Justificativa:
Sendo a deficiência uma condição que abrange todo o ciclo de vida, a pesquisa deverá ter em consideração e organizar-se em função dos processos e desafios que ocorrem nas diferentes idades
Objectivos gerais:
1. Promover, incentivar e enquadrar projetos de pesquisa de forma estruturada e convergente;
2. Conhecer o percurso de vida das pessoas com deficiência tendo em conta o seu contexto e as diferentes etapas do desenvolvimento
2.1. Conhecer a realidade do Brasil
2.2. Comparar a realidade brasileira com outras realidades nacionais
3. Promover o interesse pela pesquisa e pela inovação no âmbito da vida das pessoas com deficiência
Foco:
Perspectiva de inclusão e progressiva construção da autonomia ao longo do ciclo de vida
Atividades Estruturais:
1. Projetos de pesquisa específicos, a realizar em parceria com as Universidades protocoladas e outras entidades
2. Concurso de Projetos de pesquisa – para incentivo pesquisadores, doutores e mestres,
3. Congresso nacional de pesquisa sobre as pessoas com deficiência
4. Articulação com a Revista APAE para difusão da pesquisa
Eixos:
1. Família
2. Educação
3. Sociedade
4. Emprego
5. Vida Autónoma
PROPOSTAS DE PROJETOS
Projeto 1 (EIXO 1)
Titulo: Competências e necessidades da família da Pessoa com Deficiência
Questões de pesquisa:
- Quem são as famílias das Pessoas com Deficiência?
- Que apoio se sentem capazes de prestar ao desenvolvimento da criança?
- Que precisam para melhor promoverem o desenvolvimento precoce?
- Quais os apoios que recebem?
- Quais as suas necessidades?
Objectivos:
Caracterizar as famílias da Pessoa com Deficiência quanto às suas competências parentais e suas necessidades.
Instrumentos
FOS – Family Outcome Survey
Escala de avaliação das Necessidades da Família (ANF): É uma escala internacional que foi desenvolvida originalmente em dois idiomas - espanhol (Evaluación de las Necesidades Familiares - ENF) e inglês (Family Needs Assessment - FNA) - e em duas versões: para famílias de pessoas com deficiência menores de 18 anos e famílias de pessoas com deficiência maiores de 18 anos. A versão brasileira da escala, a ANF, foi adaptada e validada por Nunes e Della Barba em 2019.
Family Confidence in Helping With Child Functioning in Routines and With Family Functioning (Fam-Con): é um instrumento composto que mede a confiança que a família tem sobre como ensinar seu filho durante as rotinas diárias (alimentação, jogos e brincadeiras, banho, etc.) e como ajudar a família a melhorar o funcionamento familiar.
- Forma como apoia as necessidades dos filhos
- Conhecer forças, competências e necessidades
- Conhecer e exigir os direitos
- Ajudar no desenvolvimento e aprendizagem
- Possuir ou recorrer a sistemas de apoio
- Acessar a comunidade
B - Utilidade da Intervenção Precoce
Avalia a utilidade da Intervenção Precoce (ou das respostas de Intervenção Precoce que recebeu)
SIS - Escala de Intensidade de suporte/apoio
Avalia os apoios e suporte necessários
Participantes: famílias de diferentes Estados com crianças menores de 3 anos
Tarefas: a definir
Projeto 2 (EIXO 2)
Titulo: Inclusão e mudança educativa no préescolar ( 3-6 anos) a partir da constituição de grupos heterogéneos
Tipo de pesquisa: Pesquisa-ação a partir de experiência educativa ao nível do pré-escolar, trabalhando com princípios inclusivos a partir de grupos heterogéneos.
Projeto 3 (EIXO 5)
Título: Respostas de autonomia na idade adulta
Questões de pesquisa:
- Qual a perspectiva dos pais sobre as necessidades dos filhos?
- Como tem sido promovida a autonomia?
- Quais as soluções existentes: na legislação e nas praticas associativas, publicas e privadas?
Objectivos:
Identificar as necessidades existentes para a construção de soluções de maior autonomia
Tarefa 1: Identificar os Percursos/trajetórias de autonomia
- Quais os eventos mais significativos
- Quais os momentos críticos/ de ruptura
- Quais e como foram as transições?
- Descrever um percurso de construção da autonomia
Tarefas 2: Identificar a evolução de respostas residenciais para a Pessoa com Deficiência com menor autonomia