No mês de abril do ano de 1979, Ano Internacional da Criança, a Fenapaes lançava a edição especial da Revista Mensagem da Apae em comemoração aos 25 anos do Movimento das Apaes no Brasil.
Foi uma edição que trouxe em sua pauta historias das Apaes, depoimentos dos fundadores da Apae do Rio de Janeiro e entrevista com profissionais, técnicos da educação e autoridades da época, onde através de seus depoimentos fizeram colocações em relação ao termo excepcionais, que naquela época era usado na referencia à pessoa com deficiência intelectual .
O então presidente da Fenapaes srº. José Candido Maes Borba destaca no editorial Conversa com o Leitor a importância das reflexões políticas para a luta da consciência e medidas preventivas para com as pessoas com deficiência intelectual.
Leiam a carta:
Vivemos um ano de comemorações que nos ensejam a oportunidade de muitas reflexões:
Ano internacional da criança e 25 anos do Movimento Apaeano.
O Brasil tem sido motivado para a problemática da criança, através de reuniões, programações, trabalhos comunitários e esforços governamentais.
Todavia, os brasileiros e o governo federal, os governos estaduais e os governos municipais não estão ainda conscientes da gravidade da incidência da deficiência mental e, de amparo à pessoa excepcional, muitas delas de aspectos múltiplos. Mas por isto e para isto, existem as APAEs, que têm na Semana Nacional do Excepcional, a cada ano, a oportunidade de debater e de alertar sobre sua importância.
Neste ano, mais do que nos outros os nossos 25 anos são de particular relevância, pelo que a Revista Mensagem resolveu também participar, destinando este número especial, rico de conteúdo, farto de material, para nossa bibliografia.
Seremos recompensados pelo agrado, com a leitura de mais este numero de nossa revista.
Até Florianópolis!
J.A.P
A Fenapaes compartilha este ilustre documento com o todo o Movimento e disponibilizamos para download de todos.