O Dia Internacional da Pessoa Idosa - 1º de Outubro - foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1982, na Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, realizada em Viena / Áustria.
No Brasil, apesar de já ser comemorada há 33 anos, a data foi instituída oficialmente apenas em 2006 através da promulgação da Lei nº 11.433.
Segundo a Comissão Interesetorial de Saúde do Idoso do Conselho Nacional de Saúde - CISID/ CNS, o país tem hoje uma população idosa que corresponde a 12,6% da população nacional, são 24.850.000 de pessoas idosas, que em sua maioria necessitam de serviços especializados que lhes garantam uma vida saudável. A Constituição Federal determina que o Estado é responsável pelas políticas da atenção a esta parcela da sociedade, a qual integram as pessoas com deficiência que com a melhora da qualidade vida estão chegando a terceira idade e necessitam de uma atenção contínua e intensificada. A Rede Apae está atenta a essa demanda e buscamos cada vez mais formas de atender as necessidades de serviços, agindo muitas vezes em parceria com o poder público.
De forma muito especial, a Federação Nacional das Apaes deseja aos idosos brasileiros saúde, esperança, alegria, paz e muita disposição para o exercício da cidadania.