Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SE

Federação das Apaes do Estado de Sergipe - SE

  • Início
  • A Federação
  • Apaes
  • Notícias
  • Publicações
  • Mapa das Apaes
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Encontro reúne presidentes, diretores e gerentes das Apaes capixabas em Domingos Martins (ES)

MSWI

01/11/2016

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Dezenas de líderes do movimento apaeano participaram de palestras, debates e discussões sobre os rumos das políticas das Apaes para os próximos anos

A Feapaes-ES realizou, entre os dias 8 e 10 de abril, o Encontro dos Presidentes das Apaes do Espírito Santo, no hotel Eco da Floresta, em Pedra Azul, no município de Domingos Martins. Representantes de Apaes de todo o Estado estiveram presentes durante os três dias de evento e participaram de diversas debates e palestras que apontam para as políticas que serão desenvolvidas nos próximos anos nas instituições.

O encontro foi aberto na noite de sexta-feira, 8, com a palestra do presidente da Feapaes-ES, Washington Luiz Sielemann Almeida, que apresentou o programa Apae Sustentável: Discussão de Seus Mecanismos de Monitoramento e Avaliação, informando que ele é prioritário nas ações da Federação e que a avaliação dos serviços ofertados pelas Apaes será realizada com base nos princípios previstos nele.

Washington demonstrou os principais aspectos do programa como o objetivo de promover atividades que visem desenvolver a permanência e a continuidade das ações de sustentabilidade, garantindo a oferta e o aprimoramento dos serviços de atenção aos usuários das instituições.

Além disso, princípios como as práticas inclusivas e acessíveis, qualidade na gestão, ética, inovação e comprometimento com os resultados também foram expostos assim como os compromissos com os usuários, com a sociedade e parceiros. Os participantes ainda conheceram o fluxo das ações previsto no projeto, os desafios que precisam ser enfrentados e as frentes de ação em que se deve trabalhar.

Fora da caixa

Na manhã de sábado, 9, a professora e palestrante Karina Angélica Santiago Uchôa Abu Ghazaleh compartilhou com os participantes a palestra Fora da Caixa: Perfil do Novo Líder. Foram abordadas as atitudes importantes que boas lideranças precisam ter. Logo após a palestra, o presidente Washington Luiz Sielemann Almeida, agradeceu à professora e ressaltou a relevância do conteúdo abordado e a capacidade da profissional de capturar a atenção do público.

Na sequência o palestrante Raimundo Nonato Gomes Martins falou sobre Contabilidade Eficiente, Garantia de Regularidade. Ele conversou com os presentes sobre as especificidades da contabilidade de instituições como as Apaes, respondendo perguntas e apresentando os diversos mecanismos legais que devem ser observados na produção dos documentos e na utilização dos recursos.

O Encontro de Presidentes das Apaes do Espírito Santo continuou na tarde do sábado, 9, com a apresentação do Plano de Ação da Federação que foi realizada pelos coordenadores das áreas: Vanderson Pedruzzi (Saúde), Alcionis Ennes (Assistência Social) e Maria Luiza Dadalto (AEE).

O presidente da Federação, Washington Luiz Sielemann Almeida, também falou aos presentes tratando de pontos importantes para o funcionamento dos programas e políticas das instituições no Espírito Santo. Entre os temas estava:

  • o avanço dos casos de microcefalia no Estado (já há 113 notificados entre nascidos e não nascidos que estão sendo investigados para determinar a relação com o zika vírus)
  • a necessidade de manter as informações atualizadas quanto à chegada deste público às Apaes para que a Federação firme com o Governo do Estado as parcerias necessárias para a absorção dos atendimentos;
  • a importância do cadastro de todas as Apaes do Estado no Ministério da Saúde, o que já foi feito;
  • a necessidade de acordar-se um projeto único para todas as instituições que reduza conflitos locais e aumente a segurança jurídica dos dirigentes;
  • a melhoria do fluxo de informações em todas as áreas, entre outras questões.

Ainda no sábado, 9, os presidentes das Apaes realizaram uma assembleia extraordinária enquanto diretores dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEEs) e gerentes das Apaes se reuniram com a coordenadora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Federação, Maria Luiza Dadalto. Ela ouviu sugestões para compor o Plano de Ações 2016 para a Educação que norteará as ações da Federação nesta área.

AEE

No domingo, 10, a coordenadora de AEE da Federação, Maria Luiza Dadalto, voltou a falar aos presentes com uma palestra sobre o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, esclarecendo diversas questões, como a utilização dos recursos, configuração das salas, sistematização dos dados, relações trabalhistas com os funcionários, formação continuada de pessoal, material didático adequado, infraestrutura com espaço humanizado e acessível, utilização de tecnologias, entre outras, para o oferecimento de um trabalho de excelência.

A coordenadora Estadual de Ações de Assistência Social da Feapaes-ES, Alcionis Ennes, falou em seguida e fez um panorama sobre a legislação de Assistência no Brasil e da situação das Apaes nesse contexto. Ela também mostrou qual a visão do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Sistema Único de Assistência Social (Suas) sobre as instituições e explicou que o atual modelo de organização do Sistema exige planejamento e cultura institucional em conformidade com as normas e diretrizes da área.

Além disso, Alcionis apresentou as especificidades do atendimento de Assistência dentro das instituições e ressaltou a importância da participação atuante dos representantes das Apaes nos conselhos municipais.

Para dar as oportunidades às pessoas com deficiência intelectual, a coordenadora ressaltou que é preciso mais do que romper barreiras arquitetônicas. É preciso ultrapassar as barreias atitudinais que fecham as portas para esse público que é capaz, mas que têm seu potencial impedido por essas barreiras, destacando. Ela destacou, ainda, que os desafios são grandes, mas com planejamento, motivação e organização é possível atingir os objetivos.

O coordenador de Saúde da Federação Vanderson Pedruzzi fechou os trabalhos no hotel Eco da Floresta, falando sobre a política de saúde que a Federação pretende adotar para as instituições capixabas e os avanços alcançados na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com relação ao reconhecimento das Apaes como referência para o atendimento na estimulação precoce de crianças com microcefalia publicado no Protocolo de Assistência a Gestantes com Suspeita de Zika Vírus e Bebês com Microcefalia em janeiro.

Além disso, todas as Apaes do Espírito Santo já constam no cadastro do Ministério da Saúde como prestadoras de serviço de estimulação precoce para crianças com microcefalia. A inserção das instituições do Estado foi realizada pela Coordenação de Saúde da Feapaes-ES em janeiro. A inserção delas no cadastro nacional é um grande avanço, pois as coloca no mapa de todas as políticas e cursos que serão desenvolvidos e ofertados pelo Ministério da Saúde.

A apresentação dos palestrantes e os informes ficaram por conta do vice-presidente da Feapaes-ES, Nilton Carlos Walcher, o cabo Walcher, durante todo o evento.

Confira o álbum de fotos em http://apaees.org.br/noticia.phtml/67186

Com informações da Feapaes-ES

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaese.org.br

Telefone: (79) 3512-2750

Rua Leonel Curvelo, 897 - CEP: 49050-485 - Aracaju - SE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!