Na capital de Goiás, o Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer) passa a oferecer Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador, em parceria com o Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS (Fimtpoder) e a Faculdade Senai. O curso, totalmente gratuito, é voltado para pessoas com deficiência. A primeira turma tem 12 pessoas. As aulas são ministradas toda segunda, terça e quinta-feira, das 13 às 17h30, no Crer. Após a formação da primeira turma, outras vagas serão abertas.
O curso é ministrado no Laboratório de Tecnologia Assistiva do Crer, onde são oferecidos atendimentos especializados voltados às pessoas com deficiência utilizando ferramentas de tecnologia assistiva e de informação com foco na acessibilidade digital. O ambiente é equipado com 12 computadores, mesas com regulagem de altura para facilitar a entrada de cadeirantes, mouses e teclados adaptados, softwares e hardwares inclusivos que permite o acesso digital das pessoas com deficiências física, auditiva, visual e intelectual. Os equipamentos do laboratório foram adquiridos com recursos ajuizados pelo Ministério Público do Trabalho.
O diretor geral do Crer, Válney Luís da Rocha, ressalta que a promoção de cursos de qualificação de pessoas com deficiência ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho. Temos certeza que a parceria entre o Crer, Fimtpoder e Senai renderá bons frutos, pontuou.
O Curso de Qualificação Profissional em Operador de Computador, com 160 horas, oferece o aprendizado voltado a informática básica (windows), pacote office, e-mail e redes sociais. Dicas de como se portar em uma entrevista de emprego e formatação de currículo também serão ofertadas. O Senai se preocupa com a inclusão social, estamos muito feliz com essa parceria. Que os alunos possam aprender e aproveitar esse momento de estudo com muita dedicação, destaca o professor de informática do Senais, Willian Borges de Jesus.
Renato Soares da Silva, 26 anos, vítima de acidente de trânsito, é um dos estudantes do curso. Paciente do Crer, Renato passou pelo processo de reabilitação e readaptação, hoje se prepara para assumir uma vaga no mercado de trabalho. Estou com ótimas expectativas para o curso, aqui vou me profissionalizar, aprender mais sobre a área de informática e conquistar uma vaga de emprego, planeja.
Segundo o supervisor de terapia ocupacional do Crer, Jefferson Silva Dias, o curso vai capacitar e readaptar as pessoas com deficiência, para que elas tenham condições técnicas e profissionais para serem inseridas na sociedade. Temos a certeza que será o primeiro de muitos cursos voltado para a capacitação das pessoas com deficiência. Todos nós do Crer estamos muito felizes com este avanço, comemora.