Os três primeiros trabalhos classificados nas várias categorias do X Festival Estadual Nossa Arte representarão o Estado do Paraná na vigésima edição do festival nacional, que ocorrerá em novembro deste ano, na cidade de Recife, Pernambuco. Mas o importante mesmo é lembrarmos que todos os nossos artistas foram e são vitoriosos ao demonstrarem seus talentos e habilidades neste grande evento que marcou definitivamente o calendário da cidade de Cascavel, no período de 23 a 26 de junho.
Agradecendo aos nossos artistas, a Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes-PR) demonstra igualmente sua gratidão a Apae de Cascavel, pela recepção; aos organizadores do evento; aos coordenadores de Arte; professores; colaboradores; autoridades locais e, enfim, a todos os envolvidos no grande sucesso desta expressiva mobilização. A todos o nosso muito obrigado!
Um dos exemplos de desempenho e performance ficou a cargo da Apae de Paranavaí, que obteve o 1º lugar na categoria de Música - alunos Gian e Jessica. Gian de Jesus também recebeu um troféu pelo trabalho vencedor do concurso de cartazes que, posteriormente, se tornou a logomarca oficial do X Festival Estadual Nossa Arte.
E, esta grande festa contou com a presença de 800 alunos de 28 conselhos regionais da Feapaes-PR; dos autodefensores estaduais, Marcelo Alves Ribeiro e Daiane Laurani de Souza; da presidente e do vice da federação, Neuza Soares de Sá e Pedro Paulo Bazana, respectivamente; do secretário estadual de Assuntos Estratégicos e conselheiro consultivo da Feapaes-PR, professor; Flávio Arns, além do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; da secretária de Cultura, Cléia Kazmierski; demais autoridades e representantes das Apaes do Paraná.
Nosso 1° primeiro dia de festival foi produtivo e eficiente. Dia de muita interação entre os artistas e muito entusiasmo na realização do desfile das delegações do Paraná. E, para nossa alegria, ainda fomos premiados, pois o nome escolhido por votação aberta ao público para a mascote da federação, a Dancita, foi sugerido por uma de nossas colaboradoras da Apae de Jaguariaíva, lembrou o coordenador estadual de Arte, Francisco Santos Marcos. Os dois mascotes foram apresentados ao público durante a abertura do evento: o companheiro da Dancita é o Apaezito, nome escolhido pela Apae de Paranavaí que concorreu com as demais entidades.
Assim transcorreu o festival, cheio de novas descobertas e conhecimentos. Como já era o esperado, nossos alunos mais uma vez superaram todas as expectativas e limites, brilhando de verdade em todos os momentos, relembrou o coordenador de Arte. Ao final do evento, representantes do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado e do 15º Batalhão Logístico de Cascavel entregaram as medalhas para os nossos 800 artistas das Apaes que durante três dias ficaram alojados nas dependências das corporações.