Em seu discurso, a Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Aracy Lêdo, destacou a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para a luta por respeito e igualdade às diferenças.
A presidente convidou todos a participarem dos eventos organizados pelas Apaes nos estados e municípios, e afirmou que a Semana Nacional é uma época de celebração, mas também de mobilização nacional em prol da inclusão plena da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Quando dizemos que ‘O futuro se faz com a conscientização das diferenças’, mais do que nunca acreditamos que a promoção da igualdade, do respeito e da aceitação das diferenças, torna seres humanos melhores e mais amorosos.
Ressaltou ainda que o tema da Semana Nacional deste ano, O futuro se faz com a conscientização das diferenças, foi amplamente debatido durante os últimos meses nas Apaes, e pediu união de esforços para que, com ações no presente, a sociedade possa se engajar na luta por melhores condições de vida para as pessoas com deficiência.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada sempre no período de 21 a 28 de agosto. Apaes pelo Brasil oferecem rica programação, com palestras, cursos, atividades lúdicas e culturais, caminhadas, eventos gastronômicos e educacionais entre outros, tudo com o intuito de contribuir para a valorização da diversidade e promoção da dignidade da pessoa com deficiência.