Foram três dias de intensas atividades entre os Coordenadores Estaduais de Arte, que se reuniram em Recife (PE) para tratar dos preparativos para o X Festival Nacional Nossa Arte. Estavam presentes coordenadores de 21 estados, além de Alagoas e Acre, convidados pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes).
A Coordenadora Nacional de Arte da Fenapaes, Rosânia de Almeida, destacou a importância do congresso técnico na organização de um grande evento como o Festival Nacional Nossa Arte. Como é um evento de grande porte, abrange diversas linguagens artísticas, então a gente precisa ter esse evento antecipadamente para tirar dúvidas, trocar informações, resolver todas as questões de palco, o que os alunos de cada estado precisam durante as apresentações, bem como discutir os critérios de julgamento e avaliação.
Para que o Festival tenha visibilidade e atraia o público, é fundamental a divulgação, bem como garantir o acesso dos espectadores ao evento. Nesse sentido, o Vice-Presidente da Fenapaes, José Turozi, esteve em audiência juntamente com o Presidente da Apae de Recife, Antonio da Costa Filho com o Secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, para firmar parceria com a Prefeitura pra que o público recifense, especialmente os estudantes da rede pública e universitários, possa comparecer ao 'X Festival Nacional Nossa Arte'.
O secretário ofereceu todo apoio da Prefeitura, inclusive transporte dos estudantes da rede pública para o local do Festival, que será realizado entre os dia 30 de novembro e 4 de dezembro, no Centro de Convenções de Olinda.
O local, que tem capacidade para duas mil pessoas, foi verificado pelo grupo de Coordenadores Estaduais durante o congresso técnico e foi aprovado. Tudo pronto para que agora os artistas possam brilhar. Os artistas estão muito bem preparados, já passaram por uma seleção em cada estado, e os trabalhos são expressivos e bem elaborados. O Festival chama atenção da sociedade para os valores artísticos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e é ali também que se descobrem talentos. Através da arte e do festival, existe toda uma transformação na vida desses alunos, lembrou Rosânia de Almeida.
O evento contou também com a visita surpresa do Presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraíba, senhor Gilvan José Campelo dos Santos.