Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SE

Federação das Apaes do Estado de Sergipe - SE

  • Início
  • A Federação
  • Apaes
  • Notícias
  • Publicações
  • Mapa das Apaes
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Advogado Luís Valério Neto é o novo presidente da Feapaes do Rio de Janeiro

Com a presença da diretoria executiva da Fenapaes, eleição aconteceu nesta terça-feira (31). Foram apresentados ainda os novos autodefensores estaduais

Felipe Menezes

01/11/2023

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

O movimento apaeano do Rio de Janeiro deu início a uma nova caminhada. Após três meses sob intervenção, a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), assessorada pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), realizou nesta terça-feira (31) a eleição para a nova diretoria executiva e os conselhos Fiscal e de Administração. O advogado Luís Valério Neto foi eleito, por aclamação, para presidir a organização pelos próximos três anos (2023-2026). A posse ocorreu nesta quarta-feira (1º).


Com o respaldo da Assembleia Geral Ordinária, os trabalhos foram presididos por Hélio Lopes e secretariados por Mírian Queiroz, respectivamente 1º diretor Financeiro e procuradora Jurídica da Apae Brasil. Estiveram ainda presentes demais membros da diretoria executiva da Fenapaes, entre eles o presidente José Turozi, o vice-presidente Nilson Ferreira e o diretor Delton Bastos (Patrimônio); o agora ex-interventor da Feapaes-RJ, Hélio Loureiro; o presidente interventor e a superintendente da Apae do Rio de Janeiro, Marcus Soares e Márcia de Carvalho Rocha; o contador Ronaldo Gualberto, da Fenapaes; e dezenas de lideranças do movimento apaeano.


A eleição no Estado do Rio de Janeiro cumpriu deliberação da diretoria executiva da Fenapaes, aprovada em reunião no dia 20 de setembro, que prevê a necessidade e a obrigatoriedade de se fazer, até o fim deste ano, eleições nas Federações das Apaes de Estado (Feapaes) e Apaes que estão sob intervenção ou supervisão da Fenapaes. A próxima acontecerá na Apae da capital, em 10 de novembro.


Em seu pronunciamento, José Turozi enfatizou que a Fenapaes tem desenvolvido diversas ações para fortalecer a Rede Apae Brasil. Uma delas é prestar o assessoramento às Feapaes e às Apaes que se encontram em dificuldades, principalmente nas áreas administrativa e financeira, a fim de que possam se reestruturar e, assim, voltem a desempenhar as suas funções com autonomia e responsabilidade social. Como exemplo, o presidente citou o compromisso e os esforços feitos, desde o primeiro ano de sua gestão, em 2018, para resgatar a Apae do Rio de Janeiro.


“A Apae do Rio é a causa do movimento apaeano, porque tudo começou aqui no Rio de Janeiro. Convidamos a Márcia para ser a superintendente e conduzir os trabalhos, ao lado do Marcus. Hoje, a Apae está andando com as próprias pernas e, inclusive, com superávit financeiro”, frisou. “Parabéns e boa sorte, Luís! Conte com o apoio e o assessoramento meu, do Nilson, do Hélio, do Delton e de toda a Federação Nacional”, afirmou.


Ao agradecer a confiança depositada nele, o novo presidente Luís Valério destacou a relevância das Apaes na sociedade, classificando-as como “sinônimos de grande representatividade”.


“Sou pai de uma criança autista e com deficiência intelectual, e estar à frente de uma instituição como a Feapaes do Rio de Janeiro, onde pretendemos escrever uma nova história, é gratificante. E nós vamos escrever uma história de trabalho mesmo, de arregaçar as mangas. Eu garanto que todos que estão comigo vão trilhar essa nova história na Federação, dando suporte a todas as Apaes do Estado. Podem contar comigo”, garantiu.


Já Hélio Loureiro parabenizou todos os presentes pelo exemplo, pela dedicação e pela causa que abraçaram. “Vocês são felizes pelo trabalho que realizam”, realçou o ex-presidente interventor, enfatizando que agora o movimento apaeano do Estado do Rio de Janeiro “está escrevendo uma nova história”. 


Vez e voz


Ao fim da Assembleia, foi apresentado os novos autodefensores das Apaes do Estado do Rio de Janeiro: Emanuelle Dutra, de Rio das Ostras, e Paulo Ricardo, de São José de Ubá. A eleição dos autodefensores aconteceu também no mesmo dia. Felizes, Emanuelle e Paulo destacaram que, embora a missão seja grande, não vão medir esforços para que as pessoas com deficiência sejam ouvidas e tenham seus direitos respeitados. 


“Espero fazer esse papel com maestria, porque eu sei que as pessoas não querem ouvir a gente lá fora. Então, se eu e o Paulo representarmos muito bem as pessoas com deficiência, as pessoas vão começar a ouvir a nossa voz. Começar! Pois eu sei que, assim que começarem a ouvir, elas vão continuar ouvindo. E para que a gente não vai precisar mais falar sobre inclusão lá na frente, vamos estar vivendo ela, de forma natural como deveria ser”, afirmou Emanuelle. “A missão não será fácil, mas sei que vamos representar muito bem as pessoas com deficiência, lutando por educação, saúde e esporte, que muda vidas, e para que possam fazer faculdade. Por que quem disse que as pessoas com deficiência não podem fazer faculdade? Muito obrigado a todos pelo carinho! Será muito bom trabalhar com a Emanuelle e o Luís. E o nosso dever será cumprido. Vamos à luta”, acrescentou Paulo.


Capacita Apae Brasil


Além da participação na Assembleia, a Apae Brasil também desembarcou na capital carioca para promover a segunda edição do Capacita Apae Brasil no Estado. A primeira aconteceu em Niterói, entre os dias 23 e 25 de março de 2022, com a participação de mais de 200 pessoas, que tiveram a oportunidade de se aprofundar nos temas relacionados às áreas de gestão, assistência social, educação, saúde e esporte.


Desta vez, o público-alvo do evento foram os novos presidentes das Apaes que assumiram no início de 2023, além da nova gestão da Feapaes-RJ, com o intuito de compartilhar conhecimento e trocar experiências acerca dos temas das áreas de gestão, assistência social e autodefensoria. Participaram 111 pessoas, de 37 Apaes do Estado.


Criado pelo presidente José Turozi e pelo vice-presidente Nilson Ferreira, o Capacita Apae Brasil contou com a contribuição do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa, atualmente Faculdade Apae Brasil, e da equipe técnica da Federação Nacional das Apaes. De 2019 até hoje, mais de 6 mil pessoas da Rede Apae Brasil foram beneficiadas com o conteúdo apresentado pelo maior programa de capacitação já desenvolvido pela Fenapaes. Em breve, se tornará um programa de formação continuada, a fim de que os profissionais, mesmo aqueles que já participaram, tenham acesso aos conteúdos abordados.


Para Nilson, a nova edição no Rio de Janeiro fecha com chave de ouro a gestão de Turozi (2018-2023), “porque tivemos um olhar muito criterioso e cuidadoso com o Estado do Rio de Janeiro”. “E estamos tendo ainda. Mas isso não quer dizer que acaba aqui em 31 de dezembro de 2023. A próxima gestão [da Fenapaes] também tem que ter esse compromisso aqui com as Apaes do Rio de Janeiro, até porque é o berço das Apaes do Brasil. A Apae do Rio de Janeiro, que nasceu em 11 de dezembro de 1954, é que deu toda a iniciativa que resultou nesse grande movimento”, complementou o vice-presidente.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaese.org.br

Telefone: (79) 3512-2750

Rua Leonel Curvelo, 897 - CEP: 49050-485 - Aracaju - SE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!