A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), por meio da Assessoria de Arte e Cultura, divulgou nesta sexta-feira (22) o resultado final do Concurso Nacional de Cartões de Natal de 2023. No total, 16 estados e o Distrito Federal participaram da competição, que teve como vencedor o artista Juarez Soares dos Santos, assistido da Apae de Juazeiro do Norte (CE).
A ação tem por objetivo dar visibilidade aos trabalhos artísticos elaborados pelos assistidos das Apaes. Segundo o regulamento da edição nacional, podem participar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla matriculadas ou inscritas em programas ofertados pela organização. Além disso, o artista deve frequentar regularmente as atividades na Apae.
Para chegar à etapa nacional, o artista passa pela seletiva regional e estadual. Cada unidade da Federação pode participar com um trabalho selecionado no Concurso Estadual. Sob a temática “Natal”, cada obra deve constar um tema a escolha do próprio artista. Os critérios de julgamento são composição, originalidade, domínio técnico e adequação com o tema.
De acordo com o assessor de Arte e Cultura da Apae Brasil, Sérgio Feldhaus, a expressão artística é uma forma universal de comunicação, que tem a capacidade de ultrapassar todas as barreiras linguísticas e sociais. Feldhaus ressalta que, para os assistidos das Apaes, principalmente aqueles que enfrentam desafios na comunicação verbal, o desenho oferece uma maneira poderosa de se expressar, compartilhar emoções e conectar-se com todos. Diante disso, enfatiza o assessor, o Concurso Nacional de Cartões de Natal é uma das ações promovidas pela Apae Brasil a fim de apresentar à sociedade o resultado das várias etapas classificatórias, desde a produção na Apae local, passando por regionais, estaduais e chegando até o concurso nacional.
“Em cada fase, por meio dos profissionais de arte, os nossos artistas com deficiência intelectual e múltipla vivenciam a oportunidade de valorização e estímulos para a criatividade expressadas de maneira única. Ou seja, o ato de desenhar exerce um papel importante no desenvolvimento da coordenação motora fina, da percepção visual e cognitiva e de benefícios terapêuticos, bem como do aprendizado em relação ao tema proposto, como épocas comemorativas, a exemplo do Natal. Por isso, ao verem suas criações sendo reconhecidas publicamente, os nossos artistas experimentam um aumento significativo na autoconfiança, fortalecendo a ideia de que as suas habilidades são valorizadas”, afirma.
Clique aqui para acessar a página do Concurso Nacional de Cartões de Natal de 2023.