Ontem (23) a Apae de Recife (PE), juntamente com a diretoria da Federação Estadual das Apaes de Pernambuco (Feapaes-PE), em parceria com o titulo, Pernambuco da sorte, profissionais e familiares dos atendidos na Apae, realizaram a inauguração da Sala Multissensorial, onde por meio do projeto de luminotécnica, será possível estimular aspectos sensoriais, perceptuais e aspectos das funções executivas.
O uso da iluminação artificial tem como proposta, criar vários cenários e de acordo com a variação do fluxo luminoso, temperatura de cor, ângulo de reflexão e refração, índice de reprodução de cor (irc) associado à forma, texturas e cores das superfícies, proporciona a percepção dos efeitos de contrastes, balizamento o estímulo da atenção, relaxamento, direcionamento, movimento, ritmo, volume e visão tridimensional.
O projeto luminotécnico não atende apenas os valores numéricos que a nbr5413 determina. O projeto também é direcionado às atividades correlacionadas com os efeitos sensoriais e mentais.