Foi celebrado nesta semana o termo de doação do Governo do Japão à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Eldorado do Carajás para construção da unidade social/educacional da Apae naquele município, com cinco salas de aulas, um auditório, um escritório e um banheiro, em um total de cerca de 300 m².
Os recursos, de cerca de R$ 260.000,00, serão repassados por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC) do Governo do Japão para execução do Projeto de construção de unidade de assistência social em Eldorado dos Carajás ampliando seu espaço físico e assim, diminuindo a lista de espera dos usuários e consequentemente melhorando vida da população do município.
O Governo do Japão possui um programa de assistência econômica para executar projetos de desenvolvimento concebidos para atender às diversas necessidades dos países em desenvolvimento, conhecido como Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), que oferece apoio a projetos propostos por vários órgãos, tais como organizações não governamentais (ONG), governos locais e entidades sem fins lucrativos.
A Apae Eldorado dos Carajás atua desde 2005 no município, auxiliando as famílias de pessoas com deficiência intelectual e multipla, assim como realizando ações de acompanhamentos pedagógico, clínico, social e comunitário. O objetivo é contribuir no desenvolvimento social, físico e psicológico dos seus usuários, bem como tentar solucionar problemas comuns da coletividade e da falta de inserção da pessoa com deficiência à sociedade.
O evento contou com a presença do Cônsul do Japão em Belém, Sr. Masahiko Kobayashi, da presidente da Apae, Sra. Jucélia Ramalho, e do presidente da Feapaes-Pa, Emanoel O' de Almeida Filho, além de colaboradores da Apae e representantes da sociedade civil.