“Capacita Apae Brasil é um programa de transferência de conhecimentos”, afirma Nilson Ferreira
Estado do Tocantins foi o 20º a ser contemplado, sendo também o último a sediar a edição de 2023. Mais de 6 mil pessoas da Rede Apae já foram beneficiadas
Sucesso é a palavra que resume a edição do Capacita Apae Brasil no Tocantins. Durante dois dias, cerca de 400 pessoas, entre gestores, presidentes e profissionais das áreas técnicas de 44 Apaes do Estado, se aprofundaram acerca dos inúmeros temas relacionados às áreas de gestão, assistência social, educação, saúde, trabalho e autodefensoria. O evento aconteceu no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), na capital tocantinense, nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15).
A solenidade de abertura contou com a participação do presidente em exercício da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Nilson Ferreira; do presidente e da superintendente da Federação das Apaes do Estado do Tocantins (Feapaes-TO), Raimundo dos Santos Filho e Marciane Machado, respectivamente; da presidente da Apae de Palmas, Vilma Gomes Silva; dos autodefensores estaduais, Wedesney Marques Lima e Charline Zanini; do procurador Jurídico da Feapaes-TO; Aparício Varanda; e de diversas autoridades locais.
O Estado do Tocantins foi o 20º a ser contemplado com o Capacita Apae Brasil, sendo também o último a sediar a edição de 2023. De 2019 até hoje, mais de 6 mil pessoas da Rede Apae foram beneficiadas com o conteúdo apresentado pelo maior programa de capacitação já desenvolvido pela Fenapaes.
Idealizado pelo presidente José Turozi e por Nilson Ferreira, o Capacita contou com a contribuição do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa, atualmente Faculdade Apae Brasil, e da equipe técnica da Federação Nacional. Em breve, se tornará um programa de formação continuada, a fim de que os profissionais, mesmo aqueles que já participaram, tenham acesso aos conteúdos abordados.
Ao parabenizar a Feapaes do Tocantins pela organização do encontro, com uma presença maciça das Apaes do Estado, Nilson Ferreira destacou a importância do Capacita Apae Brasil para o movimento apaeano: fortalecer a qualificação dos colaboradores da Rede, de forma contínua, para que as Apaes, com um conhecimento mais aprofundado, sigam firmes na defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e, por meio dos serviços ofertados, oportunizem melhor qualidade de vida aos assistidos.
“O Capacita Apae Brasil é um programa de transferência de conhecimentos, uma via de mão dupla. Porque enquanto nós levamos para vocês o conhecimento que temos, a gente consegue captar muitas experiências exitosas de vocês. O propósito do Capacita não é impor”, afirmou. “A integração entre os técnicos da Fenapaes com os profissionais que trabalham nas Apaes nos possibilitou chegar mais próximo às bases, conhecendo de perto e com propriedade os anseios e as realidades de nossas unidades, para que nós, da Federação Nacional, pudéssemos contribuir no processo de fortalecimento uníssono de toda a Rede e, consequentemente, das pessoas com deficiência e suas famílias”, acrescentou.
O presidente Raimundo dos Santos Filho, a superintendente Marciane Machado e a presidente Vilma Gomes Silva agradeceram a Fenapaes, principalmente a José Turozi e Nilson Ferreira, pela oportunidade de o Tocantins sediar o Capacita Apae Brasil.
“Que possamos aproveitar ao máximo o Capacita, para que saíamos daqui mais fortes, com mais conhecimento, e assim prestar um melhor atendimento aos nossos assistidos”, disse Raimundo dos Santos Filho, presidente da Feapaes do Tocantins.