O primeiro dia de trabalhos do Capacita Apae Brasil Goiás (11) começou com a sala lotada com os aproximadamente 250 profissionais representando as 51 Apaes do estado. O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), senhor José Turozi, iniciou com o vídeo institucional e explicou a importância do “protagonismo na inclusão” e começou sua apresentação mostrando em detalhes as ações que a Apae Brasil tem realizado destacando a importância da transparência em todos os processos.
José Turozi aproveitou para divulgar os eventos que acontecerão durante o ano de 2020 como o Incluir Brasil 2020, o 1º Fórum Nacional de Famílias da Rede APAE, o 8º Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensores, o 27º Congresso Nacional das Apaes e lançamento da Política Integral e Integrada da Rede Apae.
Grupos temáticos Na parte da tarde, os participantes se dividiram em cinco grupos temáticos para discutir os temas: Gestão, Educação e Ação Pedagógica, Saúde e Prevenção, Trabalho, Emprego e Renda e Assistência Social.
O presidente e o Diretor Financeiro da Fenapaes, José Turozi e Nilson Alves Ferreira, comandaram o grupo de gestão com foco no papel do gestor e na gestão democrática, compartilhada e descentralizada. Também discutiram o marco regulatório e o relacionamento com autoridades e órgãos governamentais.
A professora Fabiana Maria de Oliveira, Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Fenapaes, ficou à frente do grupo que debateu a “Rede Apae Brasil e a Política Educacional”. Fabiana deu maior ênfase na base conceitual, fundamentação teórica, assim como a legal. Também explicou como é feito a implementação dos serviços como organização dos atendimentos, metodologia e estratégias de trabalho.
Dr. Albanir P. Santana, Coordenador Nacional de Saúde e Prevenção da Fenapaes, fez questão de deixar os participantes do seu grupo à vontade para fazer perguntas durante toda a sua apresentação que focou na política de saúde e no cadastramento e gestão dos serviços de saúdes nas Apaes.
O Capacita Apae Brasil, em Goiânia, também contou com a presença de Iracema Santos Ferreira, Coordenadora Nacional de Trabalho, Emprego e Renda da Fenapaes, que ressaltou a importância da inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mundo do trabalho. Iracema abordou as realidades regionais do país e apresentou um modelo de trabalho de inclusão utilizando a metodologia do "emprego apoiado”.
E o quinto grupo ficou sob o comando da Coordenadora de Assistência Social da Fenapaes, Ivone Maggioni Fiore, que palestrou sobre a política de assistência social, os marcos legais e as realidades regionais. Continuou com outro tema, o reordenamento das ofertas de assistência social, focando nas tipificações.
Hoje (12), último dia do Capacita Apae Brasil Goiás, a agenda chega ao fim com a conclusão dos temas abordados, avaliação do encontro e encerramento.