Após o sucesso da edição do Rio Grande do Sul, em outubro do ano passado, o Fórum Estadual de Família da Apae está de volta. Desta vez, Santa Catarina realizará o evento, marcado para os dias 5 e 19 deste mês, ambos às 19h, de forma virtual. Alicerçado no eixo assistência social e no tema “Família – Agente de transformação na mobilização social da pessoa com deficiência”, o fórum será aberto ao público geral e transmitido por meio do canal do Instituto Apae Brasil no YouTube.
Criada na gestão do presidente José Turozi, a Coordenadoria Nacional da Família da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) tem como propósito frisar, no contexto do movimento apaeano, a importância e o protagonismo das famílias na trajetória de lutas e vitórias em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Afinal, mais do que o conhecimento sobre a realidade e as necessidades de seus filhos ou parentes, as famílias foram pioneiras no processo de criação de leis e políticas públicas que possibilitaram a inclusão, a defesa e a garantia dos direitos desse segmento populacional ao longo das décadas.
No primeiro dia, o assunto será “Apaes – Um resgate da história do movimento e a participação da família”. Participarão o presidente em exercício da Fenapaes, Nilson Ferreira; a presidente da Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes-SC), Alice Kuerten; os coordenadores nacionais da Família, Rodolpho Bernardina e Diva Marinho; o gerente Institucional da Apae Brasil, Erivaldo Neto; a coordenadora estadual da Família, Adriane Polazzo; e os autodefensores catarinenses, Claudemir Rissi e Rosa Maria da Silva. Na ocasião, Neto falará acerca do histórico da organização, enquanto Polazzo apresentará o levantamento feito com as famílias apaeanas no Estado.
Já o segundo dia, que também contará com a presença dos presidentes Nilson Ferreira e Alice Kuerten, abordará o tema do fórum. Na ocasião, haverá uma palestra sobre “Família, problema ou solução?”, com a conselheira Arlete das Graças Torri; e relatos diversos, entre eles da vice-presidente da Apae de Brusque, Teresa Moritz, destacando o protagonismo da família na criação da segunda Apae no Brasil e a primeira em Santa Catarina; e da coordenadora da Família do Rio Grande do Sul, Joseane Toebe, frisando o envolvimento das famílias como associadas e o futuro das pessoas com deficiência nas famílias. O coordenador de Defesa de Direitos e Mobilização Social da Apae Brasil, Eduardo Mesquita, prestigiará o evento.