Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SE

Federação das Apaes do Estado de Sergipe - SE

  • Início
  • A Federação
  • Apaes
  • Notícias
  • Publicações
  • Mapa das Apaes
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Com objetivo de promover conhecimento, “II Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla” teve início nesta segunda-feira

Alemão Christoph Käppler fez a palestra de estreia do evento, que vai até sexta-feira (10)

Felipe Menezes

08/12/2021

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

O presidente nacional da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, deu início nesta segunda-feira (6) aos trabalhos da “II Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla”, que tem como propósito contribuir com a formação dos profissionais da Rede Apae, de pesquisadores e estudantes. O evento, que ocorrerá até esta sexta-feira (10) e no formato virtual, é promovido pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI). Clique aqui para conferir a programação ou fazer a inscrição.


A edição deste ano tem como tema “inovações científicas, perspectivas e cenário internacional” e conta com a participação de vários palestrantes renomados do Brasil e exterior. A II Jornada também tem como propósito refletir acerca das perspectivas de futuro no que diz respeito a cuidado, interdependência e autonomia da pessoa com deficiência intelectual, além do cenário internacional e inovações que têm sido produzidas neste campo de estudos.


A cerimônia de abertura também contou com a presença dos autodefensores nacionais da Apae Brasil, Tâmara Soares e Francisco Matos Além; do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann; da coordenadora do curso de Educação Especial diurno do Centro de Educação da UFSM, Giovana Fracari; e da coordenadora de Ações Educacionais da UFSM, Silvia Pavão.


Em seu discurso, José Turozi enfatizou que o Instituto Apae Brasil realiza frequentemente cursos, fóruns e debates com a equipe técnica-científica da entidade e diversos profissionais para trocar experiências e levar informação. Segundo o presidente, ao capacitar e promover conhecimento à Rede Apae e à sociedade brasileira, por meio de pesquisas modernas, inovadoras e orientadas, a entidade, em colaboração com instituições relevantes como a UFSM e seus departamentos, contribui para a construção de um Brasil melhor para todos, principalmente no que diz respeito às pessoas com deficiência.


“Entendemos que o conhecimento liberta, transforma, amplia os horizontes e as perspectivas e faz a diferença na vida das pessoas. Por isso, trabalhamos para capacitar os profissionais da Rede Apae, para que possamos proporcionar cada vez mais aos assistidos um serviço de excelência e, consequentemente, tenham melhor qualidade de vida”, destacou.


Caminho para a inclusão


Após a solenidade, o público acompanhou a palestra de Christoph de Oliveira Käppler, que teve como tema “Inclusão e participação de pessoas com deficiência(s): um campo para a cooperação internacional”. Professor na Universidade Técnica de Dortmund (TUD), na Alemanha, Käppler é PhD, psicólogo, psicoterapeuta e mestre em Direitos da Criança.


Em sua exposição, entre os inúmeros pontos abordados, o pesquisador alemão fez uma reflexão a respeito dos termos geralmente usados para designar as pessoas com deficiência, pontuou que essa população é a mais vulnerável em relação aos direitos humanos e enfatizou a importância da eliminação de barreiras e que “a diversidade precisa ser vista como benefício para todos, pois nos completamos com as diferentes capacidades”.


“O caminho para a inclusão é contínuo. Não é algo que um dia vai ser concluído e estar realizado para sempre. Nós devemos criar esse caminho a cada dia de novo e realizar a inclusão da melhor maneira possível”, destacou.


No segundo dia, em formato de mesa redonda, pesquisadores portugueses internacionalmente conhecidos, entre eles Vitor Franco, abordaram o tema “Família, deficiência e inclusão”. Depois foi a vez da apresentação do dossiê “Estudos sobre Interação Social, Escolar e Familiar: contextos e espaços de inclusão – Revista Apae Ciência nº 15”, com a participação de renomados pesquisadores, como Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke e Jonas Carvalho e Silva.


O evento é aberto e será transmitido diariamente pelo YouTube do Instituto Apae Brasil. Clique aqui para assistir à cerimônia de abertura, à palestra de Christoph Käppler e aos outros debates do primeiro e aqui do segundo dia.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaese.org.br

Telefone: (79) 3512-2750

Rua Leonel Curvelo, 897 - CEP: 49050-485 - Aracaju - SE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!