O movimento nacional das Apaes celebra, hoje, 11 de dezembro, 66 anos de existência. A maior rede de apoio às pessoas com deficiência do Brasil surgiu em 1954, no Rio de Janeiro, com o intuito de prestar um serviço de qualidade às pessoas com impedimentos de natureza intelectual e múltipla. Para o presidente da Apae, José Turozi, “é um dia de festa e muito orgulho, pois sabemos que a Apae, ao longo de sua trajetória, tem exercido um trabalho de excelência na busca por mais igualdade e respeito às pessoas com deficiência."
Dentro do propósito de se construir uma sociedade justa, igualitária e inclusiva, a Apae trabalha na defesa de direitos, prevenção, prestação de serviços de saúde, educação e inclusão no mercado de trabalho, além do apoio às famílias. “Incluímos no mercado de trabalho mais de 16 mil pessoas. Fazemos um trabalho de inclusão e somos protagonistas nessa área”, afirmou Turozi. “Milhares de atendidos foram para a universidade, por exemplo – acrescentou -, e temos conhecimento que muitos tornaram-se atletas, artistas, entre outras profissões “.
As Apaes somam, hoje, mais de 2.200 unidades espalhadas por todo o País. São 25 federações, denominadas FEAPAES, que realizam mais de 23.600.000 atendimentos por ano. Como organização de assistência social, a Apae Brasil é certificada conforme a Lei nº 12.101/2009, e atualizada pela Lei no 12.868/2013, que trata das entidades de habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e de promoção da sua inclusão à vida comunitária.