O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, reuniu-se na quarta-feira (18), em Brasília, com o secretário nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini. No encontro, foram discutidas parcerias voltadas à padronizaçao da avaliação de diagnóstico das pessoas com deficiência e também à divulgação da importância a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, a chamada Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
A Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD) havia convidado a Fenapaes para participar de um projeto destinado à padronização do diagnóstico das pessoas com deficiência. O convite foi feito em função da vasta experiência do Movimento Apaeano acumulada em 63 anos de assistência prestada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A nossa Rede Apae é dotada de equipes multidisciplinares, com pediatras, psicólogos, neurologistas, além de outros especialistas. Por isso, a Fenapaes foi convidada a participar desse projeto, disse José Turozi após a reunião, na qual esteve acompanhado do vice-presidente da Fenapaes, Emanoel O' de Almeida Filho; da secretária-executiva da Fenapaes, Cristiane Andersen; e do coordenador da Uniapae, Erivaldo Fernandes Neto.
O presidente da Fenapaes acrescentou que a reunião discutiu também a assinatura de um Termo de Cooperação com a SNPD para a divulgação e esclarecimentos sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
O objetivo dessa parceria é produzir e disponibilizar conteúdos informativos sobre a LBI em formatos acessíveis, organizados de forma modular, por meio de educação à distância, para conselheiros de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, membros de órgãos de Justiça – encarregados de receberem denúncias de violações da lei – e pessoas com deficiência.