Na última quinta-feira, 25 de março, a Federação Nacional das Apaes participou de reunião com membros do Movimento Nacional de Entidades da região Sul (MNEAS).
A coordenação da reunião esteve sob a responsabilidade de Ivone Maggioni Fiore, Coordenadora de Assistência Social da Fenapaes. Carlos Nambú, representante do Conselho Nacional de Assistência social, falou sobre o Sistema Único de Assistência Social(SUAS) e sobre o orçamento para esta área. Detalhou as características de organização do SUAS e destacou as transferências de fundo a fundo por meio da gestão compartilhada entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal (DF).
Na oportunidade, o conselheiro também tratou sobre o funcionamento das peças e déficits orçamentários. Destacou como o déficit prejudica diretamente o atendimento dos usuários e dificulta a manutenção dos equipamentos e a permanência dos trabalhadores no SUAS.
“É fundamental a articulação de todos os atores da política de assistência social no sentido de garantir os recursos para o fortalecimento das ofertas da assistência social” afirma Nambú, que acrescentou: “Na escassez desses recursos a população mais vulnerável do país estará desassistida. Ainda temos o agravante da pandemia, onde as questões sociais tem grande aprofundamento.”
Outro assunto discutido entre os presentes foi a realização das Conferências nacional, estaduais, distrital e municipais da Assistência Social, convocadas pelo CNAS. Uma iniciativa que tem motivado os municípios a realizarem suas próprias conferências mesmo que de forma virtual.
Ao final, os presentes manifestaram sua disponibilidade para articular, em suas redes de atuação, o fortalecimento na sensibilização política em torno da garantia orçamentária para a assistência social, além de mobilizar a sociedade para a realização de mais conferências em seus territórios de atuação.
Estiveram presentes, Ivone Maggioni Fiore, Coordenadora de Assistência Social da Fenapaes, Carlos Nambu - membro da Rede Salesiana Brasil e Conselheiro Nacional de Assistência Social, Tatiana Carina Bornia Musskopf - Coordenadora Jurídica da Fundação Projeto Pescar, Jacira Teresinha Dias Ruiz Caritas – assistente social do Rio Grande do Sul, Leila Neumann - membro da residência inclusiva - Instituição Longa Permanencia Itajaí (SC), Andreia Perroti - membro da Caritas Brasil e Conselheira Nacional de Assistência Social, Thiago Cabral - membro da Coordenação Nacional do Movimento, Clodoaldo de L. Leite e Monica Roberta.