A Coordenadora de Assistência Social da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e Conselheira Nacional de Assistência Social, Ivone Maggioni Fiore, participou no dia 03 de dezembro da reunião da Comissão de Normas do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. A pauta englobou discussões sobre os níveis de reconhecimento das entidades no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Nos dias 04 e 05 de dezembro, Ivone participou da 282º Reunião do CNAS, que entre os diversos assuntos tratados destaca a discussão dos impactos da medida provisória 905/2019 no SUAS.
A defesa é para que o Serviço Social do INSS continue atendendo aos trabalhadores e seus dependentes. O pleito é para que além dos atendimentos digitais sejam mantidos os atendimentos presenciais para a população em situação de vulnerabilidade social que utiliza dos serviços do INSS, bem como a continuidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais.
O CNAS está construindo uma Nota Técnica em conjunto com o INSS, e a Secretaria Nacional Assistência Social (SNAS), no sentido de orientar os procedimentos de atendimento na Rede Socioassistencial, relativos aos requerimentos de benefícios previdenciários e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) frente às novas formas de acesso implementadas pelo INSS.