Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SE

Federação das Apaes do Estado de Sergipe - SE

  • Início
  • A Federação
  • Apaes
  • Notícias
  • Publicações
  • Mapa das Apaes
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Fenapaes prestigia comemoração dos 50 anos da Apae de Patos de Minas e abertura das Olimpíadas do Triângulo Mineiro II

“Contem sempre conosco para que possamos continuar transformando a vida de nossos assistidos e de suas famílias”, afirmou Hélio Lopes, que representou a instituição no evento

Felipe Menezes

29/04/2022

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) participou nesta segunda-feira (25) da solenidade em comemoração aos 50 anos de fundação da Apae de Patos de Minas. O 1º diretor Financeiro, Hélio Lopes, representou a organização no evento, que contou com vários atos em homenagem à associação local, tais como a apresentação musical dos assistidos e da banda do 15º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Os festejos ocorrerão durante toda esta semana.


A solenidade contou com a participação dos presidentes da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Jarbas Feldner de Barros, e da Apae de Patos de Minas, João Batista de Andrade; da administradora da filiada, Elisângela Luísa; dos autodefensores Durval José de Sousa e Tálita Alves Silva; do deputado federal e membro do Conselho Consultivo da Fenapaes, Eduardo Barbosa; do diretor de Patrimônio da Feapaes-MG e representante da Fenapaes no Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Adinilson Marins; dos profissionais e das famílias dos assistidos; além do prefeito Luís Eduardo Falcão e de lideranças do município e do Estado.


Ao parabenizar a Apae de Patos de Minas pelo jubileu de ouro, Hélio Lopes destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela unidade, que, conforme enfatizou, é referência não somente no município, mas também em todo o Estado de Minas Gerais.


Fundada em 25 de abril de 1972, a Apae de Patos, atualmente, presta serviços a 1,3 mil pessoas com deficiência, de todas as faixas etárias, nas áreas de assistência social, saúde e educação. Os assistidos têm síndrome de Down, transtorno do espectro autista (TEA) e, em ampla maioria, deficiência intelectual e auditiva. A unidade conta com 134 profissionais, sendo 102 contratados e 28 cedidos pelo Estado e quatro pelo município, e tem Centro Especializado em Reabilitação (CER) II, credenciado pelo Ministério da Saúde desde 2013.


“A história é prova de que, ao longo de cinco décadas de caminhada, a Apae de Patos de Minas não mediu esforços para capacitar seus colaboradores, buscar melhorias e, assim, por meio da excelência dos serviços que ofertamos gratuitamente, promover de forma ímpar a autonomia e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade mineira. Em nome da Federação Nacional e dos presidentes José Turozi e Nilson Ferreira, parabenizo a Apae de Patos de Minas por toda a dedicação e por chegar a uma marca importante. Contem sempre conosco para que possamos continuar transformando a vida de nossos assistidos e de suas famílias”, afirmou Hélio.


Olimpíadas


Ainda em Minas Gerais, o 1º diretor Financeiro representou a organização na abertura das XI Olimpíadas Regionais das Apaes do Triângulo Mineiro II, que ocorreu na Apae de Frutal, nesta quarta-feira (27). Os jogos foram realizados nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29) e em três locais distintos: Alvorada Praia Clube, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Corpo de Bombeiros.


A edição nacional da 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes acontecerá entre 5 e 10 de dezembro, em Aracaju (SE), com a participação de 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes de todo o país. Segundo o regulamento, para chegar às Olimpíadas nacionais, os atletas devem disputar as seletivas estaduais, que acontecerão até o fim de julho.


Neste ano, serão 11 modalidades, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society) e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha). Além dos três líderes que subirão ao pódio, todos os atletas serão premiados.


Hélio Lopes parabenizou a Apae de Frutal pela realização da competição, que, conforme frisou, é quando a entidade propicia um momento ímpar aos atletas do movimento apaeano e reafirma a importância da eliminação das barreiras existentes na sociedade, sobretudo as atitudinais.


“O esporte é uma ferramenta poderosa e capaz de oferecer inúmeros benefícios para o corpo e a mente do ser humano. E mais do que isso: é um importante pilar para o desenvolvimento e a promoção da inclusão social e da cidadania, principalmente no que diz respeito às pessoas com deficiência. E as Olimpíadas das Apaes são uma oportunidade de nós, do movimento apaeano, mostrarmos à sociedade brasileira de que as pessoas com deficiência têm capacidade de realizar uma mesma atividade que uma pessoa sem deficiência. São o momento em que demonstram de maneira ímpar, por meio do esporte, autonomia, determinação e superação. Em nome da Federação Nacional e dos presidentes José Turozi e Nilson Ferreira, parabéns à Apae de Frutal e aos nossos brilhantes atletas. Aguardamos todos vocês em Aracaju”, afirmou.


Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaese.org.br

Telefone: (79) 3512-2750

Rua Leonel Curvelo, 897 - CEP: 49050-485 - Aracaju - SE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!