A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), realizou, entre os dias 14 e 20 de maio, reuniões com as Diretorias Executivas e Conselhos de Administraçãos de cada região, a fim de apresentar uma nova possibilidade de captação através da ferramenta InCENTive.
A empresa criou uma plataforma, com patente mundial, que permite aos portadores de cartão de crédito fazerem o arredondamento das suas compras e destinem este valor para a Apae a que estiver relacionado como doador. O doador fazendo a opção pelo arredondamento começaria a fazer uma doação mínima de R$ 5,00 (cinco reais) podendo, inclusive, determinar o valor máximo que a doação possa atingir quando do arredondamento. Cada Apae terá seu próprio link da ferramenta. A InCENTive também proverá as entidades envolvidas, Federação Nacional, Federação Estadual e Apaes, de ferramentas gerenciais, possibilitando total transparência no controle de todas as transações.
A reunião da região Nordeste que foi realizada no dia 14 de maio com participação dos membros da Diretoria Executiva da Federação Nacional das Apaes, Presidente da Fenapaes, José Turozi, Vice Presidente da Fenapaes, Emanoel O ’de Almeida Filho, 1º Diretor Financeiro da Fenapaes, Nilson Alves Ferreira, 1º Diretor Secretario da Fenapaes Sergio Prodócimo, 2ª Diretora Secretária da Fenapaes, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy e o Diretor Social da Fenapaes, William Ferreira de Lima junto aos representantes das Federações Estaduais do Nordeste, excluindo a do Ceará. Na pauta, foi apresentado o programa InCENTive, uma ferramenta de captação de recursos, uma indicação da Federação de Sergipe. A ferramente já está em uso por diversas Instituições, com resultados positivos.
No dia 15 de maio foi a vez das Feapaes da região Norte realizarem a reunião, onde o CEO da empresa InCENTive, Cristiano Masetto, apresentou a ferramenta. Participarem da reunião os membros da Diretoria Executiva da Federação Nacional das Apaes, Presidente da Fenapaes, José Turozi, Vice Presidente da Fenapaes, Emanoel O ’de Almeida Filho, 1º Diretor Financeiro da Fenapaes, Nilson Alves Ferreira, 1º Diretor Secretario da Fenapaes Sergio Prodócimo, 2ª Diretora Secretária da Fenapaes, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy e o Diretor Social da Fenapaes, William Ferreira de Lima, os representantes das Federações Estaduais, as Apaes de Boa Vista (RO), Sena Madureira (AC), Cuzeiro do Sul (AC) e os membros da empresa InCENTive.
No dia 18, a reunião da região Centro-Oeste foi realizada, com a participação dos membros da Diretoria Executiva da Fenapaes, da Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Fenapaes, Fabiana Maria das Graças de Oliveira, os representantes das Feapaes dos estados, a Apae de Florianópolis e os membros da empresa InCENTive, Cristiano Maseto e Ricardo Rodrigues. A adesão ao projeto com a InCENTive foi elogiada como de nova alternativa para obtenção de recursos. No entanto foi relatada a dificuldade que algumas regiões, como a Norte, em captações não tradicionais de recursos, como um desafio a ser tratado.
A região sudeste teve sua reunião no dia 19, com a participação dos membros da Diretoria Executiva da Fenapaes, os representantes das Feapaes dos estados, a Apae de Belo Horizonte, os membros da empresa InCENTive, Cristiano Maseto e Ricardo Rodrigues e o Conselheiro Consultivo da Fenapaes, Deputado Eduardo Barbosa. Durante a reunião foram pedidos esclarecimentos sobre o cadastramento, custos e exclusividade do uso da plataforma. O Conselheiro Eduardo Barbosa, afirmou que o contrato tem que ser prático, viável e transparente.
Por fim, no dia 20 de maio, a região Sul realizou sua reunião, com a participação dos membros da Diretoria Executiva da Fenapaes, Presidente da Fenapaes, José Turozi, 1º Diretor Secretario da Fenapaes Sergio Prodócimo, as Federações dos Estados, da Apae de Santo Antônio da Platina (PR), a presidente da Federação das Apaes do Amazonas, o presidente da Federação das Apaes do Ceará, a Secretária Executiva da Fenapaes, Cristiane Andersen e os membros da empresa InCENTive, Cristiano Maseto e Ricardo Rodrigues. Na reunião foi reforçado sobre a conscientização das Apaes para uso da ferramenta e que o resultado dependerá do trabalho das Apaes para adesões. O Presidente Turozi reforçou que o contrato será celebrado com a Federação Nacional das Apaes e as Apaes poderão participar através de termo de adesão.
Durante as reuniões a continuidade do projeto InCENTive foi aprovada por unanimidade.