Durante a tarde da segunda-feira (11) e a manhã de terça-feira (12), profissionais e presidentes das 32 Apaes do estado do Ceará se reuniram em grupos temáticos específicos para cada coordenadoria.
Os gestores e presidentes ouviram o presidente da Apae Brasil, José Turozi, e o diretor financeiro da Fenapaes, Nilson Alves Ferreira. Nos dois dias de debates, tiraram dúvidas, contaram seus anseios e receberam orientação. “Precisamos ocupar espaço. Precisamos lutar pelos direitos”, pleiteou Turozi.
A professora Fabiana Oliveira reuniu as profissionais de educação em um espaço onde a interatividade e troca de informações dominou a agenda. "Durante esses dois dias focamos na implementação dos serviços de organização dos atendimentos, metodologias e estratégias de trabalho”, explicou Fabiana.
Os profissionais da área de Saúde e Prevenção, a especialidade do coordenador nacional Dr. Albanir Santana, se encontraram em outra sala onde o profissional apresentou a temática “Rede Apae Brasil e a Política de Saúde”. “O objetivo nesses dois dias é motivar e integrar”, afirmou Dr. Albanir.
Ivone Maggioni Fiore, coordenadora nacional de Assistência Social, reuniu os profissionais de assistência social e abordou vários temas, entre eles, “Rede Apae Brasil e a política de assistência social” e “Reordenamento das ofertas de assistência social - Apae Brasil - Tipificações”. “Essa troca de experiências e a qualificação que podemos prover aos profissionais das Apaes de todo o Brasil é uma oportunidade para todos nós”, avaliou Ivone.
Dra. Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz, em concorrida palestra sobre autismo, abordou um assunto que tem sido recorrente nas Apaes. “É muito importante que os profissionais que trabalham com pessoas com autismo estejam sempre procurando novas informações e se qualificando para estarem atualizados”, enfatizou Mara.