Mais de 800 pessoas prestigiaram o I Festival Estadual Nossa Arte de Alagoas, realizado no Teatro Gustavo Leite, em Maceió (AL), na tarde de quarta-feira (29), em Maceió. O evento, cujo objetivo é promover a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, exibiu os talentos artísticos de usuários das Apaes de Maceió, Arapiraca, Capela, Delmiro Gouveia, Maragogi, Maribondo e Palmeira dos Índios. Os artistas participaram de competições com exposições de artes, danças, músicas, artes cênicas, arte literária, artesanato e danças folclóricas.
A abertura oficial contou com a presença do Presidente da Federação das Apaes do Estado de Alagoas (Feapaes-AL) e deputado estadual, Léo Loureiro. Paralelo às apresentações artísticas, foram realizadas exposições dos trabalhos artesanais produzidos pelos usuários Apaes.
O Festival Nossa Arte também tem como objetivo promover a arte em seus diversos gêneros artísticos, além de estimular a integração entre as instituições. O evento foi promovido pela Feapaes-AL e é uma seletiva para o XI Festival Nacional Nossa Arte, a ser realizado em novembro, na cidade de Manaus (AM), por meio de parceria entre a Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), a Federação das Apaes do Estado do Amazonas (Fapaes-AM) e a Apae Manaus.
Para o presidente da Federação Estadual, Léo Loureiro, este é um evento de suma importância para a divulgação do trabalho em Prol das pessoas com deficiência das Apaes. Esse é o primeiro ano do Festival aqui em Alagoas e é um momento ímpar para a história de luta da nossa instituição. Estamos aqui quebrando barreiras e tabus e mostrando que a pessoa com deficiência é capaz de fazer o que quiser, afirmou Léo Loureiro.