O Instituto Apae Brasil disponibiliza 5 cursos, no formato a distância (EaD), para os interessados em temas relacionados à pessoa com deficiência. As inscrições não têm prazo de encerramento e podem ser feitas no site do Instituto.
Os cursos variam de gratuitos a R$ 30,00. São eles: Autismo e Educação Inclusiva: a Mediação Pedagógica, Introdução aos Estudos da Estimulação Precoce, Metodologia Científica, Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Assistência Social: ofertas Socioassistenciais para Pessoas com Deficiência.
Cursos:
Autismo e Educação Inclusiva: A Mediação Pedagógica (40h)
Direcionado aos profissionais da área da educação que desenvolvem trabalhos voltados para a escola inclusiva, o objetivo do curso é proporcionar suporte às pessoas com deficiência, para aprimorarem seus conhecimentos por meio de um conteúdo com perspectivas de crescimento iguais para todos os alunos.
Introdução aos Estudos da Estimulação Precoce (20h)
O curso é destinado aos colaboradores da rede Apae e todos os profissionais que trabalham com crianças de 0 a 3 anos. O propósito é incentivar a implementação dos estudos de estimulação precoce para melhorar o desenvolvimento do público infantil.
O curso é direcionado a estudantes universitários, pesquisadores e pessoas interessadas em desenvolver trabalhos acadêmicos, e busca contribuir para o aprimoramento da produção do conteúdo científico, com base no que existe de mais atual na área de artigos e trabalhos para revistas, apresentações e pesquisas.
Políticas Públicas para pessoas com deficiência (80h)
Direcionado para profissionais de organizações sociais, governos e empresas com responsabilidade social, o curso apresenta aspectos fundamentais para entender o funcionamento da política pública voltada às pessoas com deficiência.
Assistência Social: Ofertas Socioassistenciais para Pessoas com Deficiência (40h)
O curso busca apresentar aos profissionais de organizações sociais, governos e empresas com responsabilidade social, a política de assistência social, suas normativas e processos para habilitação de serviços destinados às pessoas com deficiência.