A primeira etapa do treinamento da escala de avaliação de deficiência Supports Intensity Scale - Children's Version™ (SIS-C), foi realizada entre os dias 22 e 26 de fevereiro e 1 e 3 de março desse ano, e encerrada no último dia 3. A ação foi realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Apae Brasil, em parceria com a Associação Americana de Deficiência Intelectual (AAIDD).
Esta é a fase inicial para validação da escala de avaliação funcional desenvolvida pela AAIDD para uso no Brasil. A escala de intensidade de Apoio - versão infantil ™ (SIS-C ™) é uma avaliação padronizada para mensurar a intensidade da necessidade de apoio que uma criança ou adolescente com deficiência intelectual necessita. Com base nisso, obtêm-se indicativos importantes para o planejamento individualizado e focado nas reais necessidades dessas pessoas.
O Instituto Apae Brasil adquiriu autorização para a pesquisa e tem o objetivo de realizar 780 avaliações em pessoas com deficiência de todo Brasil.
A capacitação foi realizada pela associação americana por meio da plataforma CISCO WEBEX, empresa parceira do Instituto. Ao todo, 16 colaboradores das Apaes de todas as regiões do Brasil participaram do treinamento que é composto por três etapas: treinamento, validação dos dados e certificação. Esses profissionais serão responsáveis por aplicar, capacitar novos profissionais, e dar retorno dos estudos em suas regiões.
O treinamento ficou a cargo das professoras Kathy Varner, especialista em treinamento e desenvolvimento SIS na AIDD, e Ravita Maharaj, assistente social clínica, licenciada no Distrito de Columbia, e com ampla experiência no desenvolvimento e implementação de programas para adultos com deficiências de desenvolvimento. As professoras Sabrina Fernandes e Iasmin Zanchi, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também participaram dos encontros.
Projeto e treinamento
O projeto pretende oferecer à comunidade científica e educacional brasileira, um instrumento avaliativo validado, capaz de oferecer subsídios para um efetivo trabalho educacional com crianças e adolescentes com deficiência intelectual. A escala também é importante para o trabalho com essas crianças e adolescentes no contexto do ensino regular, o que colabora com a perspectiva da educação inclusiva.
O objetivo do treinamento foi capacitar os 16 profissionais selecionados, oriundos das cinco regiões do país, para a aplicação da escala na população alvo, fase denominada de teste de campo/validação da tradução. Após a pesquisa de validação, o instituto disponibilizará as informações para uso de todos os profissionais da rede Apae.