A Federação Nacional das Apaes publicou, na última segunda-feira (18), uma nova versão da Política de Atenção Integral e Integrada da Rede Apae.
Diante da realidade contemporânea e das mudanças exigidas para o momento atual, fez-se necessária a produção de um novo texto para incorporar diretrizes e conceitos de legislações, normas e políticas públicas posteriores direcionadas às pessoas com deficiência, bem como novas demandas e expectativas da sociedade para esse público específico. A última edição foi publicada em 2011.
Para a coordenadora nacional de assistência social da Apae Brasil, Ivone Maggioni Fiore, “A Política de Atenção Integral e Integrada, reflete o compromisso da Rede Apae Brasil, na efetivação da inclusão social das pessoas com deficiência.” E completa, “o material é fruto de uma construção conjunta que traz pressupostos, princípios, objetivos e diretrizes basilares para a atuação das Apaes em seus territórios. É um documento norteador fundamental para todos nós.”
A elaboração da versão mais atual contou com a colaboração do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Apae Brasil, e com a participação das Federações dos estados e das unidades apaeanas, em uma ação conjunta dos coordenadores da Fenapaes nas áreas de assistência social, saúde, educação e trabalho, emprego e renda das respectivas áreas nas diversas regiões do país.
A Política, além de agregar os avanços conquistados pela Apae Brasil, busca o cumprimento de sua missão institucional, de modo a fundamentar a avaliação contínua da eficiência e eficácia de seus atendimentos e suas ações.