A mensagem inclusiva da XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018, aberta na noite desta segunda-feira (3), no Complexo Esportivo da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas (RS), ecoou por todo o país através do noticiário da TV Bandeirantes do Rio Grande do Sul, emissora oficial do evento e que transmitiu a solenidade de abertura ao vivo, em rede nacional. Em entrevista à emissora, o Presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, comemorou a realização do evento e falou da importândia dos jogos para a inclusão, o desenvolvimento e o lazer dos atletas com deficiência intelectual e múltipla.
É uma satistação ver a alegria no rosto dessas pessoas, que vêm de todas as partes do Brasil; a satisfação deles em vir aqui e mostrar o quanto eles podem, o quanto eles têm de garra e determinação para se superar e mostrar que são capazes de fazer a inclusão social por meio do esporte, disse o Presidente da Apae Brasil.
É um congraçamento das famílias, dos técnicos e desses atletas especiais, que estão aqui não só para disputar, mas para participar dessa confraternização do país inteiro aqui no Rio Grande do Sul, acrescentou o Presidente José Turozi.
A XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018, que termina no próximo sábado (8), é realizada pela Apae Brasil em parceria com a Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), a Apae Canoas e a ULBRA. Ao todo são 23 delegações estaduais, 1.556 atletas inscritos e 11 modalidades esportivas – atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, bocha, futsal, futebol society, handebol e basquete.
Confira reportagem da TV Bandeirantes no link a seguir: