Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SE

Federação das Apaes do Estado de Sergipe - SE

  • Início
  • A Federação
  • Apaes
  • Notícias
  • Publicações
  • Mapa das Apaes
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Pronunciamento do presidente da Fenapaes em razão dos 65 anos das Apaes

Assessoria de Comunicação

05/12/2019

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE  DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES  SENHOR JOSÉ TUROZI  EM RAZÃO DOS 65 ANOS DAS APAES

PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

 BRASÍLIA (DF), 5 DE DEZEMBRO DE 2019

 

Cumprimentando a Vossa Excelência o Deputado Rodrigo Maia, Presidente da Câmara dos Deputados, por ter assentido positivamente ao requerimento para realização dessa Sessão Solene em homenagem ao dia das Apaes, cumprimento também os autores do requerimento: Deputado Fábio Trad, Deputado Vinicius Farah, Deputado Marcio Alvino e Deputado Eduardo Barbosa. Após este destaque estendo meus cumprimentos a todos os parlamentares que são sempre parceiros das Apaes em todo Brasil.

No dia 11 de dezembro se somam 65 anos desde a reunião de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no Rio de Janeiro. O ano era 1954 e a única política pública voltada ao atendimento à pessoa com deficiência intelectual e múltipla era a ala psiquiátrica em hospitais e algumas instituições mantinham internatos. Ambas eram propostas de isolamento social que retiravam a pessoa com deficiência do meio familiar e comunitário, prejudicando assim o seu desenvolvimento humano de forma geral. A deficiência era tida como uma maldição, um carma, por isso mesmo era algo que então se entendia que as famílias deveriam esconder.

Nos Estados Unidos já haviam mais de 100 associações de pais e amigos que em 1954 já contavam com uma organização nacional The National Association for Retarded Citizens. A exemplo do que foi feito naquele país, e sob a orientação do casal George W. Bemis e Beatrice Bemis, membros do corpo diplomático norte americano e pais de uma pessoa com síndrome de down, foi fundada a primeira Apae, que além da presença dos pais contou com a participação de diversos profissionais voluntários. Sua primeira mobilização foi pela desinstitucionalização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla e a organização de serviços públicos especializados que garantissem o desenvolvimento saudável e a inclusão social das pessoas com deficiência.

Isso para citar algumas das inovações que a Rede Apae introduziu no Brasil desde a sua fundação. Mas seguramente é possível afirmar que quando não capitaneava as ações, ainda assim as Apaes estiveram presentes nos debates e nas formulações de todas as políticas públicas e legislações voltadas as pessoas com deficiência desde a década de 1950.

Ao longo dessas décadas a Rede cresceu muito ao ponto de se tornar o maior movimento social do mundo na área da deficiência intelectual e múltipla, tendo uma imensa participação nas ofertas de serviços especializados gratuitos para pessoas com deficiência. Atualmente conta com 2.216 unidades em todos os estados do Brasil, com um total de 23.694.703 de atendimentos realizados no ano de 2018, nas áreas de prevenção e saúde, educação, assistência social e inclusão no mercado de trabalho. São 3.656 serviços organizados: 915 da assistência social, 1.322 escolas especiais e 1.419 serviços de saúde.

A Rede continua inovando e se especializando. No ano de 2020 será lançada a nova política de atenção integral e integrada à pessoa com deficiência intelectual e múltipla da Rede Apae, que destaca propostas de serviços experimentais de atenção a primeira infância, como o piloto de creches inclusivas e na defesa da inclusão escolar das pessoas com deficiência, estaremos apresentando um novo modelo de escolas especiais e de atendimento educacional especializado realizado por equipe multidisciplinar dentro da escola comum. Estamos nos organizando para habilitar mais Centros Especializados de Reabilitação e a cobertura de testes laboratoriais em mulheres grávidas para prevenção de deficiências. Na assistência social a Rede tem feito uma readequação dos serviços conforme os programas do Ministério da Cidadania, que ao longo do tempo tem sido criado em parceria com as Apaes e atendendo as resoluções normativas do Conselho Nacional de Assistência Social, do qual a Federação Nacional das Apaes também faz parte.

A luta dos pais fundadores motivadas por sua indignação frente as injustiças sociais nos trouxeram até aqui e continuam inspirando as novas gerações a lutar pelos direitos dos se filhos, familiares e amigos com deficiência.

A maior gratificação que se pode ter quando se está a frente de tamanha responsabilidade é constatar o impacto social real do nosso trabalho e saber que estamos honrando o legado daqueles que dedicaram e dedicam suas vidas a esta causa nestes 65 anos. Quero cumprimentar ao todos os ex-presidentes da Federação Nacional das Apaes, a todos os ex-presidentes e fundadores das Apaes do Brasil durante este período e também aos técnicos profissionais e principalmente aos pais associados, que mantém de pé este grandioso e importante trabalho.

Parabéns por esses 65 anos de atuação e contem sempre com a Federação Nacional das Apaes!

 Viva as Apaes , Grande Abraço!

 

José Turozi
Presidente
Federação Nacional das Apaes
Fenapaes

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaese.org.br

Telefone: (79) 3512-2750

Rua Leonel Curvelo, 897 - CEP: 49050-485 - Aracaju - SE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!