A Diretoria Executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) está reunida em Manaus (AM), nesta segunda (18) e terça-feira (19), para discutir uma robusta pauta que inclui apresentações, debates e depoimentos dos coordenadores, conselheiros e diretores presentes.
A primeira agenda do encontro da Diretoria Executiva debateu temas desde o fechamento do cronograma de reuniões de 2020 à campanha do Apae Noel, pautas da Procuradoria Jurídica e Financeira da Federação e foram votaram também propostas de alteração estatutária.
Com o grupo mais amplo, incluindo os Membros do conselho de administração, consultivos e fiscais, foram compartilhados os assuntos levantados pela diretoria e feitas apresentações sobre a política nacional integral integrada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e o Mapa Nacional das Apaes, que em breve estará disponível no site da Apae Brasil.
Erenice Soares de Carvalho, consultora da Fenapaes, explicou que a motivação hoje é defender os direitos das pessoas com deficiência, não só na educação. “Precisamos pressionar o governo a criar a defesa de todos os direitos: assistência social, educação, saúde e trabalho. A política é para ser implementada no país inteiro", disse.
UniApae O novo curso de Assistência Social da UniApae (Universidade da Rede Apae) também foi apresentado, assim como o seu aplicativo. “Temos que pensar no futuro, construir uma política para o futuro. Fazer parcerias técnicas com o Ministério da Ciência e Tecnologia e utilizar ferramentas de inclusão digital. Precisamos nos empenhar nas parcerias na área de tecnologia assistida visando a inclusão digital das pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, completou o presidente da Fenapaes, José Turozi, que aproveitou para também falar do novo site da Apae Brasil.
A criação da Biblioteca Virtual Maria Amélia Vampré Xavier, que tem mais de 600 livros sobre deficiência intelectual e múltipla do mundo inteiro digitalizado e disponibilizado pela Apae Brasil foi divulgada à plateia e ao final, o presidente da Fenapaes, José Turozi, fez questão de enaltecer as parcerias na área do esporte, entre elas o termo de cooperação João do Pulo, com o Comitê Paralímpico Brasileiro e com o Comitê Internacional Paralímpico.
Segundo dia Na manhã de hoje (19), teve prosseguimento a reunião da Diretoria Executiva Reunião e dos Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). O presidente da Fenapaes, José Turozi, chamou o autodefensor da Apae Brasil, Francisco Matusalém, para iniciar os trabalhos do dia com uma prece.
O diretor Financeiro da Fenapaes, Nilson Alves Ferreira, falou sobre os eventos e as prestações contas dos grandes eventos realizados pela Fenapaes como a Olimpíada, o Capacita Brasil e o Festival Nossa Arte. “As pessoas não entendem a grandeza dos eventos que organizamos e da importância que esses eventos têm para os nossos associados”, ressaltou.
Nilson explicou a importância do Programa Capacita Brasil e como a ida dos coordenadores técnicos das áreas de educação, assistência social e saúde para oito estados, até agora, tem sido muito proveitoso para os participantes. Nilson também falou sobre as ações de controle interno e das novidades na área, como a implantação de sistemas mais modernos de fiscalização. Também foram apresentadas as pautas da Procuradoria Jurídica e propostas de alterações estatutárias.
Hoje à noite, as atenções serão direcionadas para a abertura do Festival Nossa Arte, que acontecerá à partir das 19h, no Studio 5 Centro de Convenções, com a presença de todos os participantes que se apresentarão nos três dias de evento.