Loja

Logo Apae
Logo Apae

FEAPAES - SE

Federação das Apaes do Estado de Sergipe - SE

  • Início
  • A Federação
  • Apaes
  • Notícias
  • Publicações
  • Mapa das Apaes
  • Transparência
  • Ouvidoria
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item Voltar

Federação Estadual realiza festival de arte e cultura

Feapaes-SE

17/05/2019

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Nesta sexta feira (17), Aracaju sediou o I Festival Nacional Nossa Arte, um evento realizado pela Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-Se), o qual reuniu ao longo do dia, aproximadamente, 100 participantes. Contemplando artes cênicas, música, dança e dança folclórica, o evento ocorreu no Hotel Sesc Atalaia, na Orla de Aracaju.

"O objetivo do festival é congregar as pessoas com deficiência física, intelectual ou múltipla da rede apaena no estado, buscando promover o intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da arte, a socialização de experiências artísticas de caráter pedagógico e de inclusão social, contribuindo para a conscientização de que a pessoa com deficiência avança no seu processo de auto realização mediante a expressão artística", comentou Carlos Mariz, presidente da Feapaes-Se, que fez a abertura do evento acompanhado dos presidentes das Apaes de Aracaju, Max Guimarães, Nossa Senhora do Socorro, Anair Viana, Itabaiana, Ilenói Costa Silva, Lagarto, representado pelo Coordenador pedagógico Rivaldo e Neópolis, Josemilton Almeida.

Ainda segundo o presidente, o festival objetivou incluir e integrar, através da arte, a pessoa com deficiência na sociedade, garantindo ainda seu acesso à Arte e à Cultura. "Nossas Apaes deram um show. Nossos artistas são de primeira qualidade e desempenharam seus papéis de forma sublime nas modalidades dança, artes cênicas, folclore, música, artes plásticas e artes literárias. Atrelado a isso, o evento proporcionou um momento de integração entre os assistidos das seis Apaes do Estado", disse Mariz.

Para a coordenadora de Artes e Cultura da Feapaes-Se, Ilzane Viana, as apresentações aconteceram por modalidades e os jurados buscaram avaliar tanto a qualidade técnica dos artistas quanto as performances. Os três finalistas do festival representarão Sergipe na seletiva nacional, promovida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), em novembro deste ano, em Manaus/AM. Um deles foi o primeiro colocado Cleber dos Santos Lisboa,
que é assistido da Apae Lagarto e se apresentou em um espetáculo de dança contemporânea, com o tema "La felicidade".

"O segundo e terceiro colocados, Samuel Corrêa e Jailson da Silva Alves, respectivamente, ambos assistidos pela Apae Aracaju, apresentaram as modalidades artes visuais, com o tema "Artes Dupé", e artes literárias, com o tema 'Poema do Coração'", detalhou Ilzane.

Os jurados

Para o julgamento das apresentações, foram convidados um representante do Conselho da Pessoa com Deficiência da OAB/SE, Cláudio Brito, o maestro do grupo Canarinhos, Carlos Magno, e a professora da Universidade Federal de Sergipe, Rita de Cássia, esta última honrou o evento com a exposição de seu livro Apae Aracaju: Formação de professores e práticas educativas (1968-1988).

Segundo o jurado Cláudio Brito, que também é cadeirante, descreveu seu critério de avaliação o qual levou em conta a capacidade do artista independente de sua deficiência. "Em todos os julgamentos que participo, tenho como critério avaliar o participante deficiente como uma pessoa dita normal, mas com adaptações", disse.

Também a convite dessa Feapaes-Se, o festival contou com a participação do Grupo de dança Loucurarte e Coral Canarinho, sob a regência do Maestro Carlos Magno. "As apresentações deram um brilho a mais ao festival e mostrou tanto aos assistidos, quanto aos pais e professores novas dinâmicas artísticas que podem ser copiadas nas Apaes para a preparação dos nossos artistas con vistas aos próximos festivais", disse o presidente da Feapaes-Se, Carlos Mariz, que aproveitou a oportunidade e agradeceu pelo apoio dos Loucurar e Canarinho.

O festival

O primeiro Festival Nossa Arte foi realizado em 1991 na cidade de Pirassununga, em São Paulo, e foi a responsável por dar origem à versão nacional. O evento é realizado a cada três anos, com apoio de uma das unidades estaduais, com o objetivo principal de proporcionar a inclusão das pessoas com deficiência através da arte, além de divulgar o trabalho realizado pelas Apaes de todo o País.

Esse é o maior festival de arte do Brasil nesse quesito. Buscamos mostrar o trabalho que os professores e técnicos desenvolvem, os ensinamentos, a estimulação e uma série de fatores que levam aos resultados que são vistos no palco. A partir daí damos visibilidade à capacidade que os alunos atendidos têm mesmo sendo uma pessoa com deficiência. Mostramos que eles têm potencial, mas que só precisam ser desenvolvidos. Essas pessoas são capazes de coisas que o povo nem imagina.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: federacao@apaese.org.br

Telefone: (79) 3512-2750

Rua Leonel Curvelo, 897 - CEP: 49050-485 - Aracaju - SE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Altvia
Quero doar!