Concurso nacional de cartões postais: a Federação das Apaes de Sergipe realiza seletiva para escolher os melhores cartões
Na manhã desta sexta-feira, 28, na sede da Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes-SE), ocorreu a terceira edição do concurso estadual “Cartão de Natal”, uma seletiva para a escolha da arte que representará o estado no concurso nacional da Apae Brasil.
Na manhã desta sexta-feira, 28, na sede da Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes-SE), ocorreu a terceira edição do concurso estadual “Cartão de Natal”, uma seletiva para a escolha da arte que representará o estado no concurso nacional da Apae Brasil.
Trabalhos selecionados para etapa estadual
Segundo a coordenadora de Arte e Cultura da Feapaes-SE, Ilzane Santos Viana, o concurso é o ápice do excelente trabalho realizado ao longo do ano em cada uma das unidades. As coordenadorias de arte e cultura promovem oficinas para que os assistidos possam confeccionar seus cartões postais, e depois de avaliados, os melhores são enviados para a seletiva estadual. “Este é um trabalho de formiguinha, que mobiliza professores e familiares, e visa estimular a criatividade dos nossos assistidos e dar visibilidade ao talento deles. Eles ficam extremamente felizes com essa iniciativa.”
Com lágrimas nos olhos e a voz embargada, a coordenadora de Educação da Apae Aracaju, Núbia Lopes, revela o quanto essas atividades são importantes para os assistidos. “Eles dizem que a Apae é a vida deles, e que sem a Apae eles ficam doentes. E esse concurso dá a eles a possibilidade de expressar essa gratidão a instituição, professores e familiares."
Neste ano, a Feapaes-SE recebeu 12 artes selecionadas das unidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana e Neópolis.
Os cartões foram avaliados por uma comissão julgadora composta por 3 membros, Jane Junqueira (coordenadora e curadora da Galeria J. Inácio); Maria Élquina Moitinho da Silva (coordenadora de Educação e Ações Pedagógicas da Feapaes-SE) e Andréa Rodrigues dos Santos (coordenadora de Família da Feapaes-SE).
Comissão Julgadora
E o critério para a escolha do vencedor foi estabelecido pelo regulamento da coordenação nacional do concurso: composição; originalidade; domínio técnico e adequação com o tema.
Para a curadora Jane Junqueira, a iniciativa da Apae Brasil em promover o concurso é fundamental para que os jovens se aproximem da arte e da cultura. Para ela, essa é uma ferramenta que os artistas têm para expressar seus sentimentos e emoções. “Eu mesma iniciei nesse mundo das artes aos dezesseis anos, quando comecei na galeria J. Inácio. Esse estímulo foi fundamental para que eu desenvolvesse a capacidade de olhar, sentir e admirar obras de arte. E a gente aprende que a arte vai além da beleza, ela é capaz de promover inclusão, e dignidade.”
Diretor de Assuntos Internacionais e comissão Julgadora
Com a presença do diretor de Assuntos Internacionais da Apae Brasil, Carlos Mariz, a comissão julgadora decidiu que a arte do assistido da unidade de Nossa Senhora do Socorro, Williames da Silva Santos de 26 anos, será a representante de Sergipe na etapa nacional prevista em regulamento para ocorrer de 15 de novembro a 15 de dezembro deste ano.