A cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, foi palco, no período de 08 a 10 de novembro, do maior encontro apaeano do Brasil, o 26º Congresso Nacional das Apaes e 7º Fórum de Autogestão, Autodefensoria e Família, promovido pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes). O evento reuniu no Centro de Convenções aproximadamente 3.500 pessoas em torno de um único tema, debater questões ligadas à pessoa com deficiência no país.
Entre os presentes, estiveram os presidentes das Federações Estaduais das Apaes, presidentes de Apaes, técnicos, assessores, profissionais da área que participaram de palestras e mesas redondas, com mais de 80 palestrantes, entre especialistas, mestres e doutores, que disseminaram conhecimento sobre temas específicos dentro das áreas de atuação da Rede Apae.
A Federação das Apaes do Estado de Sergipe (Feapaes-Se) se fez presente através de sua delegação composta pelo seu presidente, Carlos Mariz, dos coordenadores de Educação Pedagógica, Jaqueline Furtado Sousa, de Saúde Nívia Bianka, de Educação Física e Esporte, Denis Carlos, de Assistência Social, Marcielle Aragão, de Informática Ilzane Viana e da Procuradora Jurídica Mônica Souza Kehl, da Secreária da Feapaes-Se Márcia Cunha, do Autodefensor Alessandro de Menezes Mota, além dos presidentes da Apae de Nossa Senhora do Socorro, Anair Viana, da Apae de Itabaiana, Ileno Costa e Silva, Apae Aracaju, Max Guimarães e da Apae de Tobias Barreto, Wélia Matos.
Para o Presidente da Feapaes-Se, Carlos Mariz, participar de um evento como esse é enriquecedor. O Congresso Nacional das Apaes é o maior evento da Rede Apae voltado exclusivamente para discutir a pessoa com deficiência e não poderíamos deixar passar essa oportunidade de trazermos nossos coordenadores e presidentes de Apaes para interagir nesse ambiente enriquecedor e que transborda conhecimentos, destacou ele, ressaltando que a comitiva estadual de Sergipe só pode se fezer presente graças à parceria entre a Aplub CajuCap / Fenapaes / Feapaes-Se.