Nesta quinta-feira, 16, a equipe do Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, visitou a Apae Aracaju, a convite da Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes-SE). O objetivo da visita foi conhecer de perto o trabalho realizado pela instituição e os desafios enfrentados no dia a dia.
Durante a visita, a equipe conheceu as instalações da unidade e o trabalho dos profissionais responsáveis pelo atendimento aos assistidos. Um dos destaques foi o pediasuit, um aparelho de estímulo sensorial que ajuda no desenvolvimento de habilidades e capacidades das pessoas atendidas pela instituição.
A presidente da Feapaes-SE, Mônica Souza, agradeceu a visita e destacou a importância de mostrar o trabalho das Apaes e os desafios enfrentados para manter seus atendimentos em funcionamento. “Agradecemos o apoio do governo federal e esperamos poder contar com seu suporte para manter nosso trabalho em prol das pessoas com deficiência”, afirmou Mônica.
João Rubens Santos Júnior, assessor da equipe do Ministro Márcio Macêdo, afirmou que a visita foi importante para conhecer de perto a realidade das Apaes em Sergipe. “Vamos levar ao Ministro Márcio Macêdo às demandas apresentadas pela Feapaes-SE e trabalhar para garantir o suporte necessário para a manutenção desses relevantes serviços”, disse Rubens.
A equipe do Ministro-chefe, que visitou a Apae Aracaju, atua não só no estado, mas também acompanha de perto a execução das políticas que estão sendo desenvolvidas através das emendas parlamentares da época em que o ministro era deputado federal pelo PT.
Segundo Rubens, em 2022, Márcio Macedo destinou entre 40 a 50 por cento das emendas impositivas para instituições de caridade ou filantrópicas, demonstrando seu comprometimento com causas sociais e a inclusão de pessoas com deficiência.
O procurador da Feapaes-SE, Carlos Adler, ficou otimista com a vinda da comitiva. “Esperamos que essa visita traga resultados positivos e que o governo federal possa apoiar essas instituições tão importantes para a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade.”
O Coordenador de Saúde Pública da Ordem dos Advogados do Brasil/Sergipe, Maurício Lobo, ressaltou a relevância do trabalho realizado pela Feapaes-SE. “É fundamental que os gestores públicos conheçam de perto o trabalho realizado pelas Apaes e entendam a importância dessas instituições para a inclusão das pessoas com deficiência em nossa sociedade. A visita da equipe do Ministro Márcio Macêdo é uma demonstração de que o governo federal está comprometido com essa causa”, afirmou Maurício Lobo.
Por fim, a presidente da Federação das Apaes de Sergipe, Mônica Souza, disse o que espera a partir dessa visita. “Agora é aguardar que a vinda tenha sensibilizado a equipe e que possa trazer resultados positivos para a causa das pessoas com deficiência.”