A exposição foi realizada na manhã deste sábado (18), nas dependências da Federação das APAES de Sergipe (FEAPAE-SE), com a participação de 28 trabalhos.
Os participantes foram selecionados em concursos locais nas APAES da região.
A Coordenadora de Arte e Cultura da FEAPAES-SE, Ilzane Santos Viana, explicou que desde o ano passado o estado envia um artista para a etapa nacional do concurso, mas ressalta que “mais importante que a escolha do vencedor local, é a possibilidade de dar visibilidade a criatividade e talento dos assistidos, o que acaba refletindo diretamente na melhora na função psicomotora e emocional deles.”
Para a escolha do artista que representará Sergipe na etapa nacional do concurso, foram chamadas 3 juradas. A artista plástica Judie Lorena Santana Canez, Mônica Flávia Cardoso Carvalho que é fotógrafa e Jaqueline Andréa Furtado de Souza, coordenadora de educação de ação pedagógica da FEAPAES-SE.
O critério de escolha do vencedor regional atende aos padrões estabelecidos pela APAE Brasil, que é responsável pela etapa nacional do concurso, originalidade, composição, domínio técnico e cumprimento do tema proposto.
E quem melhor atendeu a esses critérios, segundo as juradas, foi Willames da Silva Santos, um assistido da APAE Aracaju.
Mônica Flávia explica que a escolha foi bem difícil, mas houve um consenso quando observamos os critérios exigidos. “O Willames demonstrou em sua obra aquilo que ele vê e sente todos os dias ao estar na APAE - união, amor. Todos por um. É isso que pudemos ver em seu desenho, e foi por essa originalidade e criatividade que o escolhemos.”
Para Judie, esse movimento é importante porque a “arte é múltipla, e a gente tem sempre que multiplicar essas singularidades e diferenças, e ao olhar esses cartões de natal eu pude ver isso presente em cada um deles.” destaca a artista plástica.
Para o presidente da FEAPAES-SE, Carlos Mariz, o concurso é uma oportunidade para que nossos assistidos possam manifestar o poder criativo, bem como o desenvolvimento do poder intelectual. “É também uma forma de mostrarmos a toda sociedade o talento desses jovens, pois não há limitações, existem obstáculos, mas que são facilmente transpostos quando se dá amor e carinho. E isso, eles têm de sobra junto às unidades das APAES do estado de Sergipe, através de nossos profissionais que se dedicam inteiramente a esse belíssimo trabalho.” finaliza o presidente.