Federação da Apaes de Sergipe funda mais uma unidade da Apae no estado
Ao fundar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Barra dos Coqueiros (Apae Barra dos Coqueiros), a Federação busca levar assistência, educação, saúde e defesa de direitos a essa parcela da população que mais necessita de acesso às políticas públicas.
A tarde da última terça-feira, 6, ficará marcada na memória da população da Barra dos Coqueiros, município que fica a 3 km da capital Aracaju. Pois foi criada aquela que será o porto seguro das pessoas com deficiência (PcD) no município, sendo esta a sétima unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no estado de Sergipe.
Para Mônica Souza, presidente da Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes-se), com esse local, as pessoas com necessidades especiais serão melhor acolhidas, recebendo todo o apoio necessário para sua qualidade de vida. “Esse é mais um passo importante para garantir os direitos dessas pessoas e promover a inclusão social.” destaca a presidente.
Ao fundar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Barra dos Coqueiros (Apae Barra dos Coqueiros), a Federação busca levar assistência, educação, saúde e defesa de direitos a essa parcela da população que mais necessita de acesso às políticas públicas.
Com a nova Apae, o movimento apaeano em Sergipe passa a contar com 7 unidades de Apaes: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Tobias Barreto, Itabaiana e Neópolis, além da reestruturação administrativa da Apae Estância, que juntas, atualmente, assistem a mais de 1.200 pessoas com deficiências intelectual e múltipla em todo estado, mais suas famílias.
Essas instituições oferecem atendimento especializado nas áreas de educação inclusiva, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviços sociais para as pessoas com deficiência e suas famílias.
Além disso, elas promovem a integração social desses indivíduos por meio de atividades culturais, esportivas e recreativas. Com tantos serviços oferecidos pelas Apaes de Sergipe é possível garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.
A solenidade contou com a participação da presidente e vice-presidente da Feapaes-SE, Mônica Souza e Andrea Rodrigues, respectivamente, da coordenadora estadual de Saúde Nívia Bianca Alexandre, do Procurador Jurídico Carlos Adler Fontes Melo, dos diretores executivos da Apae Brasil Willian Ferreira (Social) e Carlos Mariz (Assuntos Internacionais), e do gerente Administrativo João Batista.
Na ocasião, a Presidente deu posse à nova diretoria da Apae Barra dos Coqueiros, que tem como primeiro presidente Flávio Pereira Alves e como vice-presidente Maria Jussara de Couto Melo.
A solenidade contou também com a presença das mães de pessoas com deficiência que compõem o conselho de Administração da recém criada Apae, que passa a funcionar na Rua W, n°16, no Conjunto Prisco Viana, município da Barra dos Coqueiros.
As mães manifestaram toda a sua satisfação em poder contribuir para o desenvolvimento da Apae e garantiram o seu empenho em busca de melhorias para os filhos.
A nova diretoria se comprometeu a trabalhar arduamente pelo bem-estar dos associados e disse estar aberta a parcerias e à colaboração de todos que desejarem contribuir com essa causa tão nobre.