O espírito de superação e inclusão marcou o Campeonato Sergipano de Karatê, realizado no último sábado no complexo esportivo da AABB, onde assistidos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro demonstraram não apenas habilidades esportivas, mas também a importância do esporte como ferramenta de integração social e promoção da saúde.
Douglas, da APAE Aracaju, brilhou ao conquistar o primeiro lugar na categoria Novos, seguido por Diego, da APAE Socorro, que garantiu a segunda colocação. A competição também viu Arcleidson, também de Socorro, e Wilson, de Aracaju, conquistarem o segundo e terceiro lugares na categoria Especial, respectivamente.
Mônica Souza, presidente da Federação das Apaes de Sergipe (Feapaes-SE), ressaltou a importância do evento. "Mais valioso que os resultados obtidos é o esforço conjunto de coordenadores, professores e pais para proporcionar uma vida digna e plena aos nossos assistidos," declarou. "Cada competição como esta reafirma nosso compromisso com a inclusão através do esporte, que é crucial para a saúde e bem-estar dos nossos jovens."
O evento contou com a presença de Elquina Moitinho, coordenadora estadual de educação e da APAE Aracaju, e Ilzane Viana, presidente da APAE Socorro, além de Denis Carlos, coordenador estadual de esportes da federação, todos dedicados ao desenvolvimento e apoio aos atletas.
Professor Denis, coordenador estadual de esportes, também compartilhou seu entusiasmo: "Este evento é um marco importante, uma oportunidade para nossos assistidos mostrarem suas capacidades e reforçarem sua autoestima e autonomia."
O sucesso dos assistidos nas Apaes no campeonato não apenas destaca suas capacidades individuais, mas também reforça o papel vital do esporte na promoção da inclusão e na melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência.