Federação das Apaes de Sergipe promove abertura oficial da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no estado
Em Aracaju, a Federação das Apaes de Sergipe é a responsável pelo desenvolvimento das atividades. E como parte da programação deste ano, na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, ocorreu a abertura oficial.
Com frequência, nos deparamos com pessoas que tentam superar obstáculos para garantir a inclusão. São cidadãos que lutam todos os dias para que as barreiras sejam derrubadas e a igualdade seja alcançada.
E para que isto realmente ocorra, desde 1963 que a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promove anualmente a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, que vai de 21 a 28 de agosto, e este ano tem como tema "Superar barreiras para garantir inclusão". A campanha foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017.
Em Aracaju, a Federação das Apaes de Sergipe é a responsável pelo desenvolvimento das atividades. E como parte da programação deste ano, na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, ocorreu a abertura oficial, com um debate acerca do tema norteador da campanha deste ano.
Estavam presentes, a presidente da Federação das Apaes de Sergipe (Feapaes-se), Mônica Souza, o coordenador de Assuntos Internacionais da Apae Brasil, Carlos Mariz, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antônio Luiz, a presidente da comissão dos direitos das pessoas com deficiência da OAB/SE, Drª Sheila Christine de Souza, o jornalista e ex-vereador Lucas Aribé, o vice-presidente da Arcrese (Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe), Davi Barbosa, o autodefensor da Apae N. Sª. do Socorro, Arcqueidson Monteiro e o assessor de gabinete da Secretaria Estadual da Inclusão e Assistência Social, Gabriel Paraizo Dantas Braz, e demais representantes das Apaes do estado.
“Esta é uma semana muito importante para o movimento apaeano, porque são produzidos conteúdos para conscientização da sociedade a respeito das necessidades específicas, de organização social e de políticas públicas, para que desta forma, nós consigamos promover verdadeiramente a inclusão e combater o preconceito, para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla não sofram.” destaca Mônica Souza.
A programação segue durante toda a semana, com piquenique, passeios, caminhadas, dia de beleza, vivências esportivas, para os assistidos de todas as unidades de Apae do estado de Sergipe,
Para essas pessoas, a luta é constante e o objetivo é simples: garantir o direito de todos à participação plena na sociedade. Esse é o objetivo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que tem como missão promover a inclusão social de pessoas com deficiência.
A APAE atua em diversas áreas, como educação, saúde, trabalho, lazer e cultura. Todas as ações são voltadas para a inclusão das pessoas com deficiência e contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.