FEDERAÇÃO DAS APAES DE SERGIPE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA COLABADORES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O objetivo inicial da capacitação é fazer com que o profissional seja capaz de discernir e internalizar por meio de discussões e análises o papel do profissional de Serviço Social dentro da APAE, bem como, esclarecer sobre o seu cargo e funções dentro da instituição.
Na manhã deste sábado, 30 de abril, na sede da Federação das APAES de Sergipe (FEAPAES-SE), ocorreu um curso de capacitação para os colaboradores da coordenação de Assistência Social, com o tema : “O papel do assistente social na rede Apae”.
Para a coordenadora da FEAPAES-SE, Marcielle Aragão, “o objetivo inicial da capacitação é fazer com que o profissional seja capaz de discernir e internalizar por meio de discussões e análises o papel do profissional de Serviço Social dentro da APAE, bem como, esclarecer sobre o seu cargo e funções dentro da instituição.”
Qual o Papel do Assistente Social dentro da APAE?
Atendimento/ Acolhimento/ Encaminhamento
Triagem: Como fazer?
Escuta Qualificada
Visita Domiciliar
Relatório Técnico
Parecer Técnico
A Apae é uma associação civil sem fins lucrativos que atua em quatro áreas principais: educação, saúde, promoção humana e assistência social. Além de oferecer atendimento especializado às pessoas com deficiência, a rede Apae também atua na inclusão social dessas pessoas.
Por isso, o papel do assistente social na rede Apae é de extrema importância, destaca a presidente da federação, Mônica Souza. “Esse profissional tem a missão de promover a inclusão social das pessoas com deficiência e de apoiar as famílias nessa tarefa. Ele atua junto às instituições de educação especial, às unidades de saúde e às famílias, oferecendo o suporte necessário para garantir o pleno desenvolvimento dessas pessoas”.
A capacitação dos profissionais se dá em um momento onde é cada vez mais comum encontrar famílias que têm um membro com algum tipo de deficiência. Segundo um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Quase metade dessa parcela (49,4%) é de idosos. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.
Ainda segunda a pesquisa, 7,8 milhões, ou 3,8% da população acima de dois anos, apresentam deficiência física nos membros inferiores, enquanto 2,7% das pessoas têm nos membros superiores. Já 3,4% dos brasileiros possuem deficiência visual; e 1,1%, deficiência auditiva. Já 1,2% – ou 2,5 milhões de brasileiros – tem deficiência intelectual.
É nesse cenário que a rede Apae se faz estratégica, porque através de profissionais capacitados e devidamente habilitados, é possível prestar a população um serviço de qualidade e de esclarecimento, afim de combater o preconceito que ainda é muito grande junto a população em geral.