Neste sábado, 20 de maio, a Federação das Apaes do estado de Sergipe (Feapaes/SE), marcou presença na primeira etapa do Festival Paralímpico Brasileiro, realizado na Escola de Esporte José Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont, em Aracaju, e nas instalações da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão.
A iniciativa, que contou com a organização do Governo de Sergipe, da Secretaria de estado de Esporte e Lazer (Seel) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), teve como objetivo apresentar as paramodalidades esportivas a jovens com deficiência, entre 8 e 17 anos.
A participação dos assistidos da Apae Sergipe no Festival Paralímpico é decorrente do plano de ação da coordenação de Esporte da Apae Sergipe, que tem o professor Dênis Carlos como coordenador. Hoje, 30 assistidos das unidades de Aracaju, Socorro e Itabaiana participaram do evento, que contou com atividades lúdicas e esportivas em formato de circuito, experimentando as quatro modalidades paralímpicas: bocha, karatê, parabadminton e vôlei sentado.
O evento, que aconteceu simultaneamente em todos os 27 estados brasileiros, proporcionou aos participantes a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas como bocha, karatê, parabadminton e vôlei sentado. A ação reforça o compromisso da Feapaes/SE em promover a inclusão social por meio do esporte.
Durante o festival, os jovens participaram de atividades lúdicas e esportivas em formato de circuito, experimentando as quatro modalidades paralímpicas. Ulisses Freitas, paratleta e diretor de Paradesporto da Seel, destacou a relevância do evento: "O festival, além de ser um dia de lazer, trouxe uma visão ampliada sobre o paradesporto e as modalidades olímpicas que foram apresentadas aos jovens. Queremos incentivar que cada vez mais jovens com deficiência pratiquem esporte, mostrando que eles podem ter a vida que quiserem e que o esporte é o melhor caminho".
Mariana Dantas, secretária de estado do Esporte e Lazer, ressaltou a importância do Festival Paralímpico para os sergipanos: "Esse evento é fundamental não só para propagarmos as modalidades paralímpicas, mas também para promover a inclusão social através do esporte, acolhendo e aprendendo com essas crianças. Vamos trabalhar para continuar incentivando nossas crianças, para que elas cresçam sabendo que não existem limites, e que se apaixonem pelo esporte".
Mônica Souza, presidente da Feapaes/SE, também enfatizou o papel do evento na inclusão social e no desenvolvimento dos jovens com deficiência: "A participação da Feapaes/SE no Festival Paralímpico demonstra nosso compromisso com a inclusão social e o desenvolvimento dos jovens com deficiência. Estamos orgulhosos de fazer parte desta iniciativa e acreditamos que o esporte é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e promover a integração".
A segunda etapa do Festival Paralímpico Brasileiro está prevista para o dia 23 de setembro de 2023.