Federação das Apaes de Sergipe promove roda de conversa sobre mercado de trabalho e inclusão das pessoas com deficiência
Essa é uma ação que faz parte do projeto: Família e Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, que a federação começa a desenvolver junto às unidades das APAES do estado de Sergipe.
Na tarde da última quarta-feira, 27 de abril, no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Socorro, a Federação das Apaes de Sergipe (FEAPAES-SE), através da coordenação de Emprego e Renda, promoveu uma roda de conversa com o tema: Inclusão de pessoa com deficiência intelectual e múltipla no mercado de trabalho - Uma perspectiva psicológica para as mães das Apaes em Sergipe, que tem como público alvo as famílias e os assistidos de cada unidade.
Essa é uma ação que faz parte do projeto: Família e Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, que a federação começa a desenvolver junto às unidades das APAES do estado, e que tem por objetivo proporcionar às pessoas com deficiência intelectual e múltipla conhecimentos básicos sobre o mundo do trabalho, abordando as habilidades e atitudes laborais, gerando oportunidades para sua inserção no mercado de trabalho.
Para a coordenadora de Emprego e Renda da FEAPAES, Iana Kehl, “as principais dificuldades para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho são decorrentes da desinformação e desconhecimento da sociedade. Por isso, essas rodas de conversa promovidas pela federação são tão importantes, pois desmistifica e ajuda a derrubar o preconceito, levando as empresas a contratarem pessoas com deficiência não por obrigação da lei, mas sim por terem as habilidades necessárias para a função.” enfatiza a coordenadora.
A ação junto a unidade de Socorro foi o início do projeto que vai percorrer cada uma das unidades das Apaes do estado de Sergipe, sempre em busca de levar luz ao tema proposto.
Participaram da Roda de Conversa, as técnicas da unidade da Apae Socorro: a Assistente Social Cátia Lucena, e a psicopedagoga Maria Helena Santana, as representantes da federação Iana Kehl, as coordenadoras de Família e de Arte e Cultura Andréa Rodrigues e Ilzane Santos, além da palestrante convidada Laís Cunha.
O evento foi encerrado com duas oficinas com as professoras Regina de Jesus, artesã, e Sayonara Costa, terapeuta holística.