Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Sergipe: Uma Celebração de Inclusão e Empoderamento
De palestras a torneios de para-karatê, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Sergipe foi um marco de inclusão e ação comunitária.
Em uma atmosfera de reverência e gratidão, Sergipe se tornou palco de uma celebração única durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Organizada pela Federação das Apaes do Estado de Sergipe (FEAPAES-SE) em parceria com as unidades de Apae do estado, a semana foi muito mais do que uma série de eventos. Foi um chamado à ação, uma afirmação do compromisso com a inclusão e a dignidade de cada indivíduo que faz parte da nossa comunidade.
"Este momento é mais do que uma celebração. É uma afirmação do nosso compromisso com a inclusão e a dignidade de cada indivíduo que faz parte da nossa comunidade", afirma Mônica Souza, presidente da Federação das APAEs de Sergipe. "Cada atividade, cada sorriso que conseguimos arrancar, reforça a importância do movimento apaeano em Sergipe e no Brasil."
A abertura oficial da semana, marcada por uma LIVE no Instagram, não apenas deu o tom para os eventos que se seguiriam, mas também destacou a importância da conexão digital. O tema "A conexão por meio da comunicação interpessoal e digital, permitindo a união de esforços em torno de uma corrente: A construção da Inclusão" ressoou como um lembrete de que a inclusão é um esforço coletivo, que pode e deve ser ampliado por meio da tecnologia.
Mas não foram apenas as palavras que tocaram os corações; foram as ações. Em Aracaju, a Apae celebrou seus 55 anos com uma série de atividades. "O engajamento de nossos representantes é crucial para fortalecer nossa missão", ressaltou Carlos Mariz, presidente da APAE Aracaju.
O evento não se limitou à capital. Em Itabaiana, a Apae organizou uma caminhada até a prefeitura e um café terapêutico. Em Nossa Senhora do Socorro, houve desde desfiles até atividades lúdicas com jogos. Em Lagarto, os assistidos participaram de uma gincana e um passeio de trenzinho pela cidade, enquanto em Neópolis, a programação incluiu uma entrevista ao Programa Resumo Geral da Neópolis FM.
E para coroar essa semana tão especial, na manhã do último sábado, 26 de agosto, ocorreu a 4ª Copa Escolar Sport Center de Karatê e Para-karatê 2023. O evento, que teve lugar no Centro de Excelência Neuzice Barreto, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, foi organizado pelo professor e coordenador de esporte da FEAPAES-SE, Dênis Carlos. A FEAPAES-SE é uma das apoiadoras do evento, que é a única competição do estado com disputa no para-karatê. O torneio contou com a participação de 20 karatecas que são assistidos das Apaes do estado, em um total de 200 atletas.
Ao final da semana, o sentimento é de gratidão e de missão cumprida, mas também de um chamado à ação. "A Semana Nacional é apenas um dos 365 dias do ano em que trabalhamos incansavelmente para fazer a diferença", conclui Mônica Souza. "E cada um de nós pode contribuir para tornar a inclusão uma realidade."