O tema criado para orientação dos trabalhos de mobilização social e articulação da Rede Apaeana em 2009 será: Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.
A campanha da Semana Nacional do Excepcional será baseada no tema do ano, que busca sensibilizar a sociedade para construção da acessibilidade do deficiente intelectual, sendo necessária uma mudança de atitude e a incorporação de valores indispensáveis para que o convívio social do deficiente seja efetivo, tais como a tolerância e o respeito.
Para que possamos sistematizar e dar maior visibilidade às atividades a serem desenvolvidas em todo País por ocasião da Semana Nacional, pedimos que as Apaes nos enviem informações sobre os seus eventos programados pelo endereço eletrônico institucional@apaebrasil.org.br ou pelo fax n° (61) 3223-8072, aos cuidados de Renata Vale.
01. Acessibilidade Curricular - Clique aqui para baixar Descrição: Um dos aspectos emergentes sobre acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual nos remete à escola. Trata-se da acessibilidade curricular, um tema a ser considerado entre os obstáculos a serem vencidos, para que o aluno com deficiência intelectual permaneça na escola e ascenda na carreira acadêmica. O texto anexo, elaborado por uma integrante da equipe da Fenapaes, integra o conjunto de leituras que serão disponibilizadas, a cada mês, à Rede Apaeana. Objetiva incrementar as ações da Semana Nacional do Excepcional, comemorada anualmente no mês de agosto. Todos os textos abordarão assuntos afetos ao tema do ano Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual, fazendo parte das atividades que culminarão com os programas locais de cada unidade apaeana.
02. Acessibilidade e a Indignação por sua Falta - Clique aqui para baixar Descrição: O Dr. Marcos Mazzotta, eminente professor da Universidade de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, é historiador da educação especial no Brasil, produzindo escritos que contribuem para reflexões e avanços nas áreas de educação especial e inclusiva. Neste trabalho, focaliza a acessibilidade como condição indispensável para a inclusão social. Ressalta a importância de ser acessível aos outros e ao mundo, como tão essencial como o acesso ao espaço social e público. O direito de ir e vir é visto pelo autor como vital à condição de sujeito e cidadão. A leitura do texto é edificante e expressa a profundidade de conceitos e posturas que tem a acessibilidade como horizonte.
Para ampliação do entendimento legal sobre o assunto da acessibilidade sugerimos a leitura da Lei nº 10.048, de 08.11.2000, Lei nº 10.098, de 19.12.2000 e Decreto nº 5.296, de 02.12.2004. Visite nosso site www.apaebrasil.org.br - Procuradoria – Leis, Decretos e Portarias.
03. Acessibilidade: você também tem compromisso - design universal e acessibilidade - Clique aqui para baixar Descrição: O texto que indicamos para leitura, da professora da Universidade de Campinas-UNICAMP, Drª Maria Elizabete R. F. Gasparetto, relaciona acessibilidade e desenho universal. São dois conceitos importantes para orientar as ações do Movimento Apaeano na sua jornada de refletir práticas e concepções promotoras de acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A autora destaca o direito à diversidade como uma conquista sociocultural, passível de resgatar a inclusão social e societal. Identificando a origem do conceito de acessibilidade na arquitetura, a autora remete aos sete princípios do desenho universal. Vamos refletir sobre eles!